Tecnicas de analise

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1093 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Tecnologia da Informação













TECNICAS DE ANALISE




















Osasco
2012







TECNICAS DE ANALISE E DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA




Essa técnica de desenvolvimento de um sistema tem que passar por algumas fases independentes do ciclo a qual se adapta.
As fases são as seguintes:

• Levantamento de Dados;
• Análisedos Requisitos;
• Projeto;
• Implementação;
• Teste;
• Implantação;
• Manutenção;




FAZENDO O LEVANTAMENTO DE DADOS:

Durante a fase de viabilidade o Analista necessita de dados, informações que vão ajudá-los no projeto do sistema que será oferecido ao cliente.

O que importa é que seja feita a coleta dos dados de uma forma completa, tudo tem que serconsiderado, essa é uma fase investigativa, para fazer o levantamento de dados, pode ser efetuado por seminários e questionários, observação pessoal e entrevistas, por meio a pesquisa de arquivos, manuais de procedimentos operacionais.

Seja qualquer tipo do levantamento que for escolhido, todos devem ser planejados e dificilmente apenas um desses será o necessário para se dar por satisfeito quanto aosdados necessário para o mapeamento das necessidades e procedimentos do sistema, na maioria das vezes um completa o outro.

Seminários: é um dos métodos mais recente, consiste na realização de reuniões com os principais representantes de cada área envolvida no desenvolvimento e utilização do sistema, essas reuniões têm que ser agendadas e planejadas com antecedência para que ausência dessesmembros em suas áreas não venha atrapalhar as atividades do dia a dia. Essas reuniões devem ser marcadas pela participação de todos os envolvidos e tudo deve ser documentado por um membro documentador que também será um componente muito importante dessa reunião.

Questionário: tem que ter um roteiro bem estruturado de perguntas bem objetivas, por exemplo, teste de múltipla escolha, às vezes com umaopção de justificativa da resposta.
Uma das vantagens dos questionários é que podem ser distribuídos e depois coletados para que sejam analisadas as informações.
A utilização dos questionários deve ser antes das entrevistas, possibilitando assim o primeiro contato com o usuário do sistema.
Para documentar um questionário deve ser analisada todas as respostas e depois emitido um relatório com umresumo.

Reuniões: visa o levantamento de dados mediante a apenas uma equipe envolvida na participação do sistema, já que os seminários participam todos os envolvidos no sistema. Muitas vezes ocorrem reuniões para sanar dúvidas anteriores ou até mesmo por que não foi possível a participação de todo nos seminários.
As reuniões devem ser documentadas por meio de ATAS apontando os pontos abordados eas decisões tomadas.

Observação pessoal de analista: essa observação consiste na vivência do profissional de sistemas com o dia a dia da área envolvida.
Com essa vivência o Analista pode participar inclusive das atividades realizadas identificando problemas e coletando informações desta forma facilitando o entendimento e o mapeamento das atividades.
Essa forma de coleta de dados embora sejamuito boa, pode causar um certo constrangimento junto aos funcionários e usuários do sistema.

Entrevistas: É na entrevista que o analista consegue fazer um comparativo das informações que ele tem juntado com o cliente, nas entrevistas o analista tem que saber ouvir e não permitir jamais que a entrevista se desvie de seu objetivo principal é normal que nas entrevistas que os usuários seempolguem com as funcionalidades do sistema e comecem a fazer projeções futuras para suas realizações pessoais dentro do departamento, esquecem que o sistema devera atender a todos da organização e não apenas a uma necessidade, cabe ao analista compreender essa empolgação e controlar as expectativas demonstrando com clareza e de uma forma mais branda o que é certo ou errado. Para documentar as...
tracking img