Tecidos planos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (867 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de maio de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
APLICAÇÃO DAS FIBRAS TÊXTEIS

Como na física onde tudo começa pelo átomo, na área têxtil tudo inicia pela fibra. No nosso dia-a-dia observamos propriedades que influem na qualidade edurabilidade,por exemplo, o aspecto fica muito afetado pelo desgaste, pelo desbotamento, pela formação de bolinhas de fibras, etc. O tipo de fibra é um dos fatores que podem implicar essas qualidades descritas.Há fibras que são ótimas para cortinas, mas em estofados não são duráveis ou confortáveis.
Existem fibras que são ótimas para estofados, porém não são adequadas para cortinas.
DE QUE FIBRASDISPOMOS
As fibras têxteis se dividem em dois grandes grupos: naturais e manufaturadas.
- FIBRAS NATURAIS
Fibras de Algodão: São fibras de alta absorção de umidade, originam-se das sementes epossuem grande capacidade de tingimento.
Fibras de Linho: Originam-se do caule da planta e oferecem toque frio e agradável. É uma fibra muito nobre pelo seu brilho e resistência.
Rami: Fibra que seorigina do caule da planta e possui alta resistência como o linho, alta durabilidade e também oferece frescor.
Juta: Fibra do caule da planta que nasce em solos encharcados. Oferece alta resistênciae aspecto rústico e étnico, bastante natural.
Fibras de Lã: São fibras obtidas pela tosquia das ovelhas de diversas raças diferentes. Oferece toque suave e quente,muito agradável.
Seda: Sãooriginadas pelas mariposas do “bombix mori” (bicho da seda). Filamento finíssímo, de alta resistência,brilhante e de alta nobreza.
- FIBRAS QUÍMICAS (chamadas manufaturadas / conforme ABNT)
ARTIFICIAISViscose de linter: São fibras derivadas de celulose de fibras de algodão pequenas (linter), são fibras de alta absorção de umidade, com toque muito suave e boa afinidade com corantes.
Viscose debambu: São fibras derivadas da celulose do bambu por processo que permite o toque suave e boa absorção de corante.
SINTÉTICAS
Poliéster: Fibras sintéticas de alta resistência, toque agradável,...
tracking img