Tecido osseo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (819 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITARIO UNIARA
BIOLOGIA CELULAR

TECIDO OSSEO

INDICE

Proposta de trabalho
1. Descrever os três tipos de células existentes no tecido e suas funções básicas.
2. Descrevercomo ocorre uma ruptura óssea e como ocorre a regeneração.
3. Pesquisar sobre as principais dificuldades de regeneração para idosos, e citar uma atividade fisioterápica que possa ajudar na reduçãodesse problema de redução da regeneração.

1. Descrever os três tipos de células existentes no tecido e suas funções básicas.

Os três tipos de células existem no tecido são Osteoblastos,osteoclástos e Osteócito.
* OSTEOBLASTO: função básica é a de síntese (formação) do tecido ósseo.
* OSTEOCLASTOS: função básica é a de reabsorção óssea.
* OSTEÓCITO: são responsáveis pela manutençãodo tecido ósseo vivo, uma vez que detectam as alterações físicas químicas deste tecido recrutando, o osteoclastos e osteoblastos para as funções de síntese e reabsorção.

2. Descrever como ocorreuma ruptura óssea e como ocorre a regeneração.

As causas mais comuns de ruptura óssea são as quedas e todo o tipo de traumatismos externos, que tanto podem atuar como mecanismos diretos, comoocorre perante um golpe ou impacto violento, bem como mecanismos indiretos.
Quando um osso se quebra, os vasos sanguíneos em seu interior se rompem, causando sangramento e a formação de um coágulo.
Aregião da fratura fica cheia de pedacinhos do osso quebrado e tecidos mortos, que são removidos pela ação de células chamadas osteoclastos. Elas fagocitam esses fragmentos.
A reconstituição óssea em sise dá a partir de duas membranas bastante vascularizadas: o periósteo e o endósteo. Enquanto o periósteo envolve por completo os ossos, o endósteo é uma camada mais fina que os reveste internamenteUm ou dois dias após a fratura, os osteoblastos já começam a invadir o interior e a superfície do coágulo. A deposição de osteoblastos no local da fratura leva à formação do calo ósseo, que surge...
tracking img