Tecido osseo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 33 (8166 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Tecido Ósseo e Ossificação, Tecidos Musculares, Histologia da Pele e Anexos, Histologia do Fígado e do Pâncreas, Histologia da Adenohipófise e da Tireóide

SANTOS

2006


1. INTRODUÇÃO

O Trabalho apresentado a seguir tem como função primordial a complementação da carga horária na disciplina de Histologia. Para isso, foram fundamentados os principais aspectos dos seguintes temas: TecidoÓsseo e Ossificação, Tecidos Musculares, Histologia da Pele e Anexos, Histologia do Fígado e do Pâncreas, Histologia da Adenohipófise e da Tireóide.


2.TECIDO ÓSSEO

O tecido ósseo é o constituinte principal do esqueleto, serve de suporte para as partes moles e protege órgãos vitais, como os contidos nas caixas craniana e torácica e no canal raquidiano. Aloja e protege a medula óssea,formadora das células do sangue. Proporciona apoio aos músculos esqueléticos, transformando suas contrações em movimentos úteis, e constitui um sistema de alavancas que amplia as forças geradas na contração muscular.

Além dessas funções, os ossos funcionam como depósito de cálcio, fosfato e outros íons, armazenando-os ou liberando-os de maneira controlada, para manter constante a concentração dessesimportantes íons nos líquidos corporais.O tecido ósseo é um tipo especializado de tecido conjuntivo formado por células e material extracelular calcificado, a matriz óssea. As células são: os osteócitos, que se situam em cavidades ou lacunas no interior da matriz ; os osteobIastos, produtores da parte orgânica matriz; e os osteoclastos, células gigantes, móveis e multinucleadas que reabsorvem otecido ósseo, participando dos processos de remodelação dos ossos.Como não existe difusão de substâncias através da matriz calcificada do osso, a nutrição dos osteócitos depende de canalículos que existem na matriz. Esses canalículos possibilitam as trocas de moléculas e íons entre os capilares sanguíneos e os osteócitos. Todos os ossos são recobertos, tanto na superfície interna como na externa, porcamadas de tecido contendo células osteogênicas - endósteo nas superfícies internas e periósteo nas superfícies externas.A presença da matriz mineralizada torna o tecido ósseo difícil de ser cortado no rnicrótomo. Por isso, técnicas especiais são utilizadas para seu estudo. Umas das técnicas usadas, que não preserva as células mas permite um estudo minucioso da matriz com suas consiste na lacunase canalículos, obtenção de fatias finas de tecido ósseo, preparadas por desgaste.Outra técnica, muito utilizada porque possibilita o estudo das células, baseia-se na ósseo, após sua fixação num descalcificação do tecido fixador histológico comum.A remoção da parte mineral da matriz é realizada em solução ácida diluída (por exemplo,ácido nítrico a 5%) ou em solução contendo uma substância quelante(por exemplo, o sal sódico do ácido etileno-diamino-tetracético ou EDTA).Todos os ossos são revestidos em suas superfícies internas e externas por membranas conjuntivas que possuem células osteogênicas, o periósteo e o endósteo, respectivamente.

2.1 Células do Tecido Ósseo

Osteócitos

Os osteócitos são as células encontradas no interior da matriz óssea, ocupando as lacunas das quaispartem canalículos. Cada lacuna contém apenas um osteócito. Dentro dos canalículos os prolongamentos dos osteócitos estabelecem contactos através de junções comunicantes, por onde podem passar pequenas moléculas e íons de um osteócito para o outro. A pequena quantidade de material extracelular presente no espaço entre os osteócitos (e seus prolongamentos) e a matriz óssea também constitui uma via detransporte de nutrientes e metabólitos entre os vasos sanguíneos e os osteócitos. Os osteócitos são células achatadas, com forma de amêndoa, que exibem pequena quantidade de retículo endoplasmático rugoso, aparelho de Golgi pequeno e núcleo com cromatina condensada. Embora essas características ultra estruturais indiquem pequena atividade sintética, os osteócitos são essenciais para a manutenção...
tracking img