tecido nervoso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (326 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Tecido Nervoso


O tecido nervoso tem origem ectodérmica e forma os órgãos de um dos sistemas que participam da coordenação das funções dos diferentes órgãos : o sistema nervoso ou sistema neuralO Sistema nervoso é dividido anatomicamente em sistema central (SNC), formado pelo encéfalo e pela medula espinhal
Sistema nervoso central (SNP), formado pelos nervos cranianos e espinhais(raquidianos) e por pequenos agregados de células nervosas denominadas Gânglios nervosos.
Os neurônios ou células nervosas tem a propriedade de receber e transmitir estímulos, permitindo ao organismoresponder a alterações do meio. (Sônia Lopes, Sergio Rosso Edição 2010 Bio volume 2 São Paulo pag. 122, )

Os seres vivos reagem aos estímulos ambientais. Mudanças nas condições do ambiente, taiscomo sons, choques, calor e frio, são percebidos pelo organismo, que reage adotando uma postura correspondente ao estímulo. Embora sejam os músculos que respondem aos estímulos, é o tecido nervoso oresponsável por sua recepção e escolha da resposta adequada.
Os neurônios, ou células nervosas, têm a propriedade de receber e transmitir estímulos nervosos, permitindo ao organismo responder aalteração do meio. Os neurônios são alongados, podendo atingir, em alguns casos, cerca de 1 metro de comprimento, como nos neurônios que se estendem desde nossas costas até o pé. São células formadas por umcorpo celular ou pericário, de onde partem dois tipos de prolongamento: dendritos e axônio.
Os dendritos são prolongamentos ramificados da célula especializados em receber estímulos, que também podemser recebidos pelo corpo celular. O impulso nervoso é sempre transmitido no sentido dendrito – corpo – axônio.
O axônio é uma expansão celular fina, alongada e de diâmetro constante, com ramificaçõesem sua porção final, de modo que o impulso pode ser transmitido simultaneamente a vários destinos. É uma estrutura especializada na transmissão de impulsos nervosos para outros neurônios ou para...
tracking img