tecido epitelial2

642 palavras 3 páginas
TECIDO EPITELIAL.

O tecido epitelial (também denominado de epitélio) é constituído por células, geralmente, poliédricas, justapostas, entra as quais se encontra pouca substância extracelular.
Suas células se aderem firmemente uma as outras, formando camadas contínuas que revestem a superfície externa e as cavidades do corpo (boca, tubo digestivo, fossa nasal, etc.).
Além de revestir, o tecido epitelial pode produzir secreções através de células especializadas, captar estímulos como gostos e cheiros proveniente do ambiente (através dos neuroepitélios) e absorver nutrientes como o caso da superfície interna do intestino.
Os epitélios apresentam são possuidores de uma estrutura chamada lâmina basal, que apresenta uma espessura de 20 a 100nm. É formada principalmente de glicoproteinas (denominadas de laminaria e proteoglicanas) sendo sintetizadas pelas células epiteliais. Devido a sua dimensão reduzida pode-se observar apenas a microscopia eletrônica.

Obs: Em determinadas regiões do organismo, ocorre um acúmulo de fibras reticulares e complexos de proteínas e glicoproteinas. A associação da lamina basal a estas estruturas chama-se: Membrana basal.

A lamina basal não é exclusividade dos tecidos epiteliais, encontra-se também nas células musculares, células de Schwann e células adiposas.

1 Caracteres morfológicos do epitélio:
Avascularizados, nutrindo-se por difusão do tecido conjuntivo da Lâmina Própria.
Presença de glicocálix (também chamado de glicocálise) que é uma camada rica em glicoproteinas que reveste as células, com finalidade de adesão celular.
Presença da Lâmina Basal.
Originados dos três folhetos embrionários: Endoderme (Epitélio que reveste o tubo digestivo e a árvore respiratória, Epitélio da bexiga, do fígado e do pâncreas), Mesoderme (Epitélio de revestimento dos vasos sanguíneos, pleura, pericárdio e peritônio), Ectoderme (epiderme, epitélio nasal e bucal e epitélio das glândulas sebáceas, mamárias e salivares).

Relacionados

  • fIBROSE CÍSTICA
    5093 palavras | 21 páginas
  • Fibrose cística
    6005 palavras | 25 páginas