Tecido conjuntivo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2260 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO


O tecido conjuntivo tem origem mesodérmica. É um tecido de preenchimento e sustentação, rico em substância intercelular.
A substância intercelular é constituída de uma parte amorfa e uma parte figurada (fibras). Tanto a substância intercelular amorfa como a figurada são produzidas pelas células do tecido conjuntivo.
Suas células, que podem ser de vários tipos, estãogeralmente separadas umas das outras por um material gelatinoso chamado de matriz intercelular ou extracelular que elas mesmas produzem e secretam. Os tipos de células e a composição da matriz caracterizam os diversos tecidos conjuntivos.
Sua substância intercelular amorfa é formada por água, polissacarídeos e proteínas; e a substância intercelular figurada é formada por três tipos básicosde fibras: elásticas, colágenas e reticulares.


[pic]
Figura 1. Tecido conjuntivo


• Fibras colágenas – São formadas basicamente pela proteína colágeno e mais comuns do que as fibras elásticas e as reticulares. São conhecidos cerca de quinze tipos de colágeno, cada um deles formado por cerca de três cadeias polipeptídicas enoveladas em hélice. Elas são resistentes à tração,distendendo-se um pouco quando tensionadas. No tecido conjuntivo denso modelado, as fibras colágenas estão orientadas lado a lado e apresentam alto grau de compactação, o que confere aos tendões grande resistência e pouca elasticidade;
• Fibras elásticas – Possuem glicoproteínas e uma proteína chamada elastina e são mais delgadas do que as colágenas, podendo apresentar ramificações. São as fibraselásticas que permitem que a pele retorne a sua forma original, depois de esticada. À medida que envelhecemos, porém, nossa pele perde elasticidade, pois essas fibras elásticas se agregam e formam fibras mais grossas, tornando o tecido conjuntivo menos elástico. Podem ser encontradas em grande número, por exemplo, na cartilagem da orelha;
• Fibras reticulares – São as mais finas e raras, poissão constituídas por um tipo de colágeno especial. Recebem esse nome porque são ramificadas e formam um traçado firme que liga o tecido conjuntivo aos tecidos vizinhos. Ocorrem em grande número nos órgãos formadores de sangue, como a medula óssea vermelha, o baço e os linfonodos.

O tecido conjuntivo serve também como suporte em muitos órgãos, mantendo as células reunidas em pacotes, comoacontece no músculo, que tem tecido conjuntivo junto ao tecido muscular.
Devido a sua localização estratégica e ao fato de os vasos sempre caminharem dentro dele, o tecido conjuntivo tem importante papel na função de nutrição das células.
Além disso, nele existem células especiais que fagocitam agentes estranhos ao organismo, o que permite dizer que desempenha também a função dedefesa.
Ao contrário dos epitélios, os tecidos conjuntivos são quase sempre vascularizados, ou seja, apresentam vasos sangüíneos que garantem a nutrição e a oxigenação tanto das células conjuntivas quanto das células epiteliais vizinhas.
A matriz extracelular dos tecidos conjuntivos é constituída por fibras mergulhadas em um gel aquoso denominado substância fundamental. Esse gel éconstituído principalmente por mucopolissacarídios gigantes, como o ácido hialurônico, e por macromoléculas de glicídios e proteínas combinadas, que podem ser de dois tipos: proteoglicanos, quando o principal componente é a proteína, e glicoproteínas, em que o principal componente é o glicídio.
Costuma-se dividir o tecido conjuntivo em dois grandes grupos: tecidos conjuntivos propriamente ditos etecidos conjuntivos especiais. Essa classificação baseia-se principalmente nas substâncias que entram na composição do tecido, na proporção entre célula e substância intercelular e na função exercida.
2. TECIDO CONJUNTIVO PROPRIAMENTE DITO


Podemos considerar inicialmente dois tipos de tecido conjuntivo propriamente dito: o frouxo e o denso.


2.1. Tecido Conjuntivo Frouxo


O...
tracking img