Tecido conjuntivo resumo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 31 (7597 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Prova 2 de Histologia.
Tecido Conjuntivo

O tecido conjuntivo caracteriza-se por apresentar vários tipos celulares. Esse é composto por tais células, vários tipos de fibras, sendo elas: (colágenas, reticulares e/ou elásticas) e rico em material intercelular. Esse material intercelular é caracterizado por duas diferentes “porções”. Uma porção com estrutura definida-as fibras do conjuntivo euma porção não estruturada-a substância fundamental amorfa. A substância fundamental amorfa é composta por glicosaminoglicanas, proteoglicanos e algumas glicoproteínas.
Banhando o tecido conjuntivo- as células, as fibras e a substância fundamental amorfa, há um fluído- o plasma intersticial. Entretanto, a maior parte da água encontrada nesse está sob forma de solvatação das macromoléculas deproteoglicanas e glicosaminoglicanas. Essa água de solvatação é formada por uma nuvem de Na+ que atrai água pelo processo de osmose.
O tecido conjuntivo origina-se do mesênquima, sendo esse uma célula embrionária com vários prolongamentos e mergulhada em substância amorfa, pouca viscosa.
Já o mesênquima origina-se do folheto embrionário médio- o mesoderma, e suas células migram no embrião envolvendoos órgãos em formação e neles penetrando.

As Fibras do tecido conjuntivo
As fibras do conjuntivo são proteínas que se polimerizam formando estruturas alongadas e diversificadas em diferentes tipos de tecido conjuntivo.
As principais fibras encontradas em tal tecido são: as fibras colágenas, reticulares e elásticas. Muitas vezes o tipo de fibra predominante caracteriza certas propriedades dotecido. Um exemplo é o tecido elástico que é dotado de grande elasticidade por apresentar fibras elásticas.
Obs: Existem somente dois tipos de sistemas de fibras- o sistema colágeno e o sistema elástico, pois as fibras reticulares assim como as fibras colágenas também são constituídas pela proteína colágena.
Colágeno: O colágeno constituiu uma família de proteínas que se diferenciam durante aevolução assumindo morfologias características. Essas são as mais freqüentes no tecido conjuntivo. Por se apresentarem longas e em paralelo diz-se que são birrefrigentes.
As fibras colágenas são constituídas por fibrilas e assim, elas apresentam uma estriação longitudinal. Vê-se no microscópio eletrônico que as fibrilas colágenas apresentam estriação transversal típica, formando-se duas faixas umaclara e outra escura. As fibras colágenas são constituídas por uma proteína estrutural- o colágeno com composições de aminoácidos bem definidas. Os aminoácidos que compõem a proteína colágena são principalmente: a glicina, a lisina, a prolina e hidroxiprolina.
O tropocolágeno (molécula de colágeno) é precursor das fibrilas colágenas e é formado por três cadeias envoltas entre si- as cadeias alfa.Há diversos tipos de cadeias alfas cada uma sendo codificado por um Gen específico, o que caracteriza os diferentes tipos de moléculas de colágeno existentes.
Os colágenos constituem uma família com diversos tipos de células, e que se distinguem por suas cadeias alfa, propriedades biofísicas, morfologia e funções.
Os tipos de colágenos mais comuns são: Colágeno tipo I, tipo II, tipo III, IV, V eXI. Cada um com uma característica específica.
Síntese do Colágeno: - De acordo com a codificação do RNAm, ribossomos ligados ao RER sintetizam cadeias polipeptídicas que crescem para o interior das cisternas.- De acordo com o crescimento dessas cadeias (cadeias alfa) ocorre a hidroxilação da prolina e da lisina. Hidroxiprolina e hidroxilisina são incorporadas à cadeia protéica. Duas enzimasparticipam de tal evento-a prolina hidroxilase e a lisina-hidroxilase. - Após a formação da hidroxilisina ocorre sua glicosilação. – Cada cadeia alfa sintetizada possui dois peptídeos registro um em cada extremidade. O peptídeo registro determina o alinhamento da molécula protéica em grupo de três, facilitando a combinação dessas moléculas para a formação do procolágeno- precursora do tropocolágeno....
tracking img