Tecido adiposo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2011 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
O tecido adiposo consiste em um tipo especial de tecido conjuntivo, na qual se encontram em maior quantidade adipócitos e em menor quantidade células residentes e transientes do tecido conjuntivo. Os adipócitos podem ser encontrados isolados ou agrupados no tecido conjuntivo, contudo são encontrados principalmente agregados formando o tecido adiposo distribuído pelo corpo.
Ascélulas adiposas separam-se entre si por pequena quantidade de matriz extracelular. Esta é constituída em grande parte por uma rede de delgadas fibras reticulares formadas principalmente por colágeno tipo III e pouco observáveis ao microscópio de luz com colorações rotineiras.
Os adipócitos se caracterizam por acumular lipídios em seu citoplasma, sob forma de pequenas gotas suspensas no citosol. Estasgotas não são revestidas por membranas e são, portanto, consideradas inclusões. O número e tamanho das gotas lipídicas podem variar consideravelmente.
Os lipídeos encontrados nos adipócitos são em sua maior parte triglicerídios, também chamados gorduras neutras, formados por moléculas de glicerol unidas por ligações éster a cadeias de ácidos graxos. Os triglicerídeos encontrados no tecidoadiposo não são estáveis, contudo se renovam continuamente.
Ocorre embaixo da pele na chamada tela subcutânea e é muito desenvolvido em certas espécies, onde funciona como isolante térmico, além de armazenar gordura. Distribui-se também nos órgãos, colaborando com a função de preenchimento (coxins).
O tecido adiposo se subdivide em unilocular e multilocular. Esses diferem entre sim funcionalmente,além da diferente distribuição e tamanho das gotas de lipídios em seus citoplasmas.

Funções do Tecido Adiposo:
* Reserva Energética:
Após um período considerável de dieta, as estocagens de glicogênio do fígado e do músculo são consumidas e as reservas de lipídios do tecido adiposo são metabolizadas para a produção de energia. Os triglicerídeos são mais eficientes como reserva energéticaporque fornecem 9,3 kcal/g contras 4,1 kcal/g fornecidos pelo glicogênio.
* Isolante térmico:
Os lipídios são maus condutores de calor.
* Modela a superfície:
Responsável pelas diferenças de contorno entre homens e mulheres.
* Preenchimento:
O tecido adiposo preenche os espaços entre outros tecidos, o que auxilia os órgãos a se manterem em suas posições.
* Atividade secretora:Secreção de leptina, lipase lipoproteica, adiponectina, entre outros.
* Coxins absorventes de choques:
Principalmente, na planta dos pés e na palma das mãos.
Tecido Adiposo Unilocular
Nesse tecido as células adiposas são grandes (50-150µm de diâmetro) e possuem forma esférica quando isoladas e forma poliédrica quando agrupadas devido à compressão. Quando completamente desenvolvidas, ascélulas apresentam apenas uma gota lipídica que ocupa quase todo o citoplasma. O núcleo encontra-se comprimido. A cor varia entre branco e amarelo- escuro, devido ao acúmulo de gotículas de carotenos dissolvidos na gordura, por isso, esse tecido também pode ser chamado de tecido amarelo.

Aumento Grande. Coloração HE

Praticamente, todo o tecido adiposo encontrado em humanos adultos é do tipounilocular. É encontrado espalhado em quase todo o organismo e, além disso, concentra-se em algumas partes onde forma coxins de apoio (nas palmas das mãos, planta dos pés e nádegas), na cavidade abdominal, nas camadas profundas da pele (camada subcutânea), na parte posterior dos globos oculares. Também serve para preenchimento de locais entre órgãos e sustentação de órgãos.
Forma o panículo adiposo,que consiste em uma camada de disposição regular sob a pele do recém- nascido. Com a idade, tende a desparecer de certas áreas e se desenvolver em outras devido à ação de hormônios sexuais e hormônios produzidos na camada cortical da glândula adrenal.
Apresenta septos de tecido conjuntivo que contém vasos sanguíneos e nervos, e de onde partem fibras reticulares (colágeno III) que sustentam...
tracking img