Tecendo possibilidades e transpondo barreiras em um mundo de ouvintes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4026 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Tecendo possibilidades e transpondo barreiras em um mundo de ouvintes.

SimoneBorges

Artigo apresentado ao curso de pós-graduação Lato-Sensu: Psicopedagogia instucional e clínica, da FACULDADE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E LETRAS DE PARANAVAÍ, como requisito parcial para obtenção do título de Especialista sob a orientação do professor Mestre Thiago Nicolau de Araújo.

JULHO,2011FACULDADE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E LETRAS DE PARANAVAÍ

SIMONE BORGES

Artigo apresentado ao curso de pós-graduação Lato-Sensu: Psicopedagogia instucional e clínical, da FACULDADE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E LETRAS DE PARANAVAÍ, como requisito parcial para obtenção do título de Especialista sob a orientação do professor Mestre Thiago Nicolau de Araújo.

RESUMO: Esta pesquisa versasobre os encontros pelos tempos do sujeito e nos leva a analisar, compreender e questionar a educação inclusiva de alunos com deficiência em específico a auditiva, em uma escola de ensino regular.
Uma vez que educar é mais que o ato de transferir informações, é dar ao indivíduo através do processo de ensino aprendizagem a possibilidade de um convívio adequado além da troca de informações levandoem consideração as limitações de cada educando, respeitando suas diferenças e potencialidades.
É um recorte de um trabalho de assessoria realizado em uma escola da Rede Pública Municipal, na cidade de Novo Hamburgo, com intuito de analisar estes movimentos que se entrelaçam na comunidade escolar na perspectiva de uma escola para todos.

PALAVRAS-CHAVE:
Educação – Processo – Surdez-Possibilidade

1 INTRODUÇÃO

A difícil arte da escrita. Ou da escrita da experiência. Ou tudo isso, que diz o mesmo. Que é poder resgatar e dar consistência simbólica ao vivido. Nesses últimos anos em que a Especialização em Psicopedagogia Institucional e Clinica, habitou e tatuou meus poros, muitos olhares se deslocaram, questionamentos, pesquisas e dúvidas se manifestaram nesse corpo-palavra. E,como bem questiona Foucault , “por que um pintor pintaria se não fosse para ser transformado por sua pintura?”, de que serve um texto escrito se o mesmo não transforma quem o escreve?
A inclusão de crianças com deficiência auditiva sempre foi polêmica, mas recentemente ganhou um novo rumo em nosso país. De acordo com a política do governo federal, elas não devem mais ficar segregadas nas escolasespeciais e precisam estudar desde cedo em unidades comuns, com um intérprete que traduza todas as aulas para a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e o contra turno preenchido por atividades específicas para surdos. Problema resolvido? Nem de longe.
Enquanto entidades do setor ainda denunciam a falta de estrutura para a implementação das regras, um menino que chamaremos aqui de Felipe, comperda auditiva grave ao refletir sobre suas idas e vindas a uma escola especial para surdos, decidiu pedir ao pai para que o matriculasse na mesma escola que seus vizinhos e amigos estudavam.

2 DESENVOLVIMENTO TEÓRICO_ [Nossa entrada...]

Esse, já nomeado Felipe, talvez opere como os fios de Ariadne no labirinto de Dédalo, fios estes que (re)construíam os caminhos possíveis para que Teseu(s)encontrasse(m) outras rotas. Mas, como acreditamos que o caminho se faz caminhando, Felipe sem perceber, deu visibilidade às mais impensáveis ruelas, e problematizou, a experiência coletiva e a experiência vivida, juntos fomos buscando dar consistência às experiências coletivas.

Nesta escola de ensino fundamental com 1.520 alunos, Felipe preferiu não demonstrar que era surdo.
Inteligente erápido, segundo relato de alguns professores, fazia leitura labial e
“se virava” , preferiu passar a imagem de aluno inquieto, desligado e desinteressado, do que mostrar suas dificuldades naquele contexto escolar.
Uma professora que fazia mestrado e cuja pesquisa era sobre surdos, percebeu o que está acontecendo e comunicou a Secretaria de Educação deste município.
A escola recebeu a assessoria...
tracking img