Tec .informatica redes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1980 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Redes de Computadores

Uma Rede de Computadores é formada por um conjunto de módulos processadores (MPs) capazes de trocar informações e compartilhar recursos, interligados por um sistema de comunicação.
O sistema de comunicação vai se constituir de um arranjo topológico interligando os vários módulos processadores através de enlaces físicos (meios de transmissão) e de um conjunto de regrascom o fim de organizar a comunicação (protocolos). Redes de computadores são ditas confinadas quando as distâncias entre os módulos processadores são menores que alguns poucos metros. Redes Locais de Computadores são sistemas cujas distâncias entre os módulos processadores se enquadram na faixa de alguns poucos metros a alguns poucos quilômetros. Sistemas cuja dispersão é maior do que algunsquilômetros são chamadas Redes Geograficamente Distribuídas.

2. Redes Locais (Local Area Networks - LANs)

Surgiram dos ambientes de institutos de pesquisa e universidades, o enfoque dos sistemas de computação que ocorriam durante a década de 1970 levava em direção à distribuição do poder computacional. Redes locais surgiram para viabilizar a troca e o compartilhamento de informações edispositivos periféricos (recursos de hardware e software), preservando a independência das várias estações de processamento, e permitindo a integração em ambientes de trabalho cooperativo. Pode-se caracterizar uma rede local com sendo uma rede que permite a interconexão de equipamentos de comunicação de dados numa pequena região que são distâncias entre 100m e 25Km embora as limitações associadas àstécnicas utilizadas em redes locais não imponham limites a essas distâncias. Outras características típicas encontradas e comumente associadas à rede locais são: alta taxas de transmissão (de 0,1 a 100Mbps) e baixas taxas de erro (de 10-8 a 10-11); outra característica é que em geral elas são de propriedade privada.
Quando a distância de ligação entre vários módula processadores começa a atingirdistâncias metropolitanas, chamamos esses sistemas não mais de rede locais, mas de Redes Metropolitanas (Metropolitan Area Networks - MANs).
Uma rede metropolitana apresenta características semelhantes às redes locais, sendo que as MANs em geral, cobrem distâncias maiores que as LANs operando em velocidades maiores.

3. Redes Geograficamente Distribuídas (Wide Area Networks -
WANs)

Surgiram danecessidade de se compartilhar recursos especializados por uma maior comunidade de usuários geograficamente dispersos. Por terem um custo de comunicação bastante elevado (circuitos para satélites e enlaces de microondas), tais redes são em geral públicas, isto é, o sistema de comunicação, chamado sub-rede de comunicação, é mantido gerenciado e de propriedade pública. Face a várias consideraçõesem relação ao custo, a interligação entre os diversos módulos processadores em uma tal rede determinará utilização de um arranjo
topológico específico e diferente daqueles utilizados em redes locais. Ainda por problemas de custo, as velocidades de transmissão empregadas são baixas: da ordem de algumas dezenas de kilobits/segundo (embora alguns enlaces cheguem hoje a velocidade demegabits/segundo). Por questão de confiabilidade, caminhos alternativos devem ser oferecidos de forma a interligar os diversos módulos.

4. Tipos de redes

4.1 Redes Ponto a Ponto

São redes formadas por poucos computadores, entre dois ou pouco mais. Não há servidores dedicados, nem hierarquia. Todos podem compartilhar e utilizar recursos, operam de forma igual.

4.2 Redes Corporativas
(ClienteServidor)

Neste tipo de rede são usados servidores dedicados. Estes Servidores são ligados ao HUB, onde serão ligados os demais computadores.
Servidor: é o computador que oferece recursos aos outros computadores, como por exemplo, o acesso a Internet, o disco rígido para o armazenamento dos trabalhos e a impressora.
São eles que determinam o que pode ou não ser usados pelos demais usuários da...
tracking img