Tec. adm. pessoal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4663 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de maio de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO

O Departamento de Pessoal já existia antes da área de Recursos Humanos, acabou sendo absorvido e sua existência acaba se confundindo com a área de Recursos humanos. Departamento de Pessoal: São aquelas atividades que são executadas por um profissional, o Contador , o que se resume em admissão, folha de pagamentos e até mesmo a demissão. Gestão de Pessoas. A sua principalresponsabilidade é incorporar suas estratégias com as estratégias da Empresa. O Departamento Pessoal bem preparado e com profissionais capacitados , torna-se um diferencial competitivo da área do RH na organização.


INTRODUÇÃO


A missão do gestor de Recursos Humanos nas organizações é desenvolver políticas de gestão que tenham como seu maior objetivo o desenvolvimentodo ser humano como pessoa, profissional e cidadão. Pois é ele quem desempenha o papel de gerir, planejar e organizar, como o de líder motivando as pessoas para que juntos conquistem o objetivos traçados e de conhecimento de todos, para que se obtenha sucesso na resolução de qualquer problema dentro da empresa, o que torna uma postura mais dinâmica, cabe a gestão de RH o desafio de administrarnovos talentos para o sucesso de uma organização, valorizando as pessoas e assessorando-as através de treinamentos adequados para cada área. Exerce um papel de destaque nos RH das empresas, é um agente inovador, no gerenciamento de processos, e isso gera muitos benefícios para uma organização .A gestão de pessoas, visa valorizar os profissionais de uma forma mais humanista, diferentemente docenário antigo que simplesmente requisitava uma técnica aprimorada de cada colaborador. De nada adianta a empresa dispor de ótimos recursos financeiros e materiais tecnológicos, se não possuir Recursos Humanos capacitados e motivados para utilizá-los.




DESENVOLVIMENTO

PLANO DE TRABALHO PARA DEPARTAMENTO DE PESSOAL

Até bem pouco tempo o papel dosprofissionais de Recursos Humanos era apenas a de um mero Chefe de Departamento Pessoal nas organizações, aonde as principais atividades eram a de contratar, demitir, dar advertências, aumentar salários, etc..., e que ainda ocupavam posições intermediárias nas estruturas das organizações sem opção de opinarem sobre as tendências emergentes de Recursos Humanos e sobre as políticas e diretrizes dasorganizações. Atualmente, o profissional de Recursos Humanos possui novas funções que convergem para o desenvolvimento e reciclagem dos ser humano dentro das organizações, visando a sua capacitação profissional num mundo mais competitivo e qualificado, instruindo os gestores das organizações como administrar seus colaboradores diretos de uma forma objetiva, assim contribuindo para o aumento da qualidade,produtividade e competitividade.
A participação do RH nos projetos da empresa é tão fundamental quanto o enxugamento das tarefas meramente operacionais da área. Aí que entra o essencial papel estratégico do departamento, que é uma boa solução para as empresas que querem aumentar seus resultados. E tudo isso tem a ver com a gestão de pessoas. O profissional do RH deve desenvolver suascompetências e implementar práticas inovadoras. Ele é um agente de mudanças e deve estar apto a ser um estrategista.


Atividades da Administração de Pessoal
O setor de Administração de Pessoal executa algumas funções básicas para o andamento das atividades de uma empresa: admissão de funcionários, controle de presença, treinamento e orientação e desligamento.Recrutamento e Seleção
Antes de ser efetivamente admitido o funcionário passa por exames, entrevistas e treinamentos. Este processo chama-se recrutamento e seleção. É responsabilidade desta área planejar e implantar mecanismos que garantam um processo de atração dos talentos necessários bem como definir e implantar políticas e ferramentas que garantam a escolha dos...
tracking img