Tdma

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2785 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
2.Evolução da tecnologia TDMA

A tecnologia TDMA tem sua evolução a partir do surgimento da digitalização dos sistemas de telefonia móvel, baseando-se na tecnologia TDM (Time Divison Multiplexing), compatível com o padrão analógico AMPS (Serviço Telefónico Móvel Avançado).

O TDMA foi especificado e primeiramente definido nos padrões TIA (Telecommunicatios Industry Association) e CTIA(Celular Telecommunications Industry Association), lançando o IS-54 (Interim Standard 54), não completamente digital. Com estudos mais aprofundados e pela necessidade de
ampliar os serviços, surge uma nova versão do IS-54, denominada de IS-136, que se tornou o sucessor do modelo anterior, por apresentar diversas melhorias em termos de confiabilidade e capacidade.

A tecnologia TDMA, apresentahabilidades de introduzir microcélulas úteis em uma fracção progressiva de tempo. As microcélulas novas são necessárias para não causar congestionamentos de linhas, algo que acontece nos grandes centros urbanos.

No sistema TDMA, o tempo é dividido em períodos curtos denominados de “slots”. Para cada “slots”, uma estação é disponibilizada. Durante este “slots”, cada estação pode transmitir livremente,sendo que os recursos de todo o sistema são voltados para ela.

A disponibilização dos “slots” são periódicos, onde cada período é denominado de “ciclo”.

No o “ciclo”, uma estação pode ter acesso a um ou mais “slots”. As estações precisam ser sincronizadas para que cada uma saiba o momento certo de se transmitir.

Hoje, a tecnologia Acesso Múltiplo por Divisão de Tempo está em operaçãocomercial, provendo uma plataforma digital de crescimento futuro, visto que a mesma já se apresenta como um método de acesso bem estabelecido pelo mundo. Devido à facilidade de transformar sinais analógicos de voz em dados digitais, pode ser mais eficiente no atendimento a usuários em relação à tecnologia analógica.

3.Estrutura básica da telefonia celular

A maioria dos sistemas de telefoniacelular, sejam eles, AMPS (Serviço Telefônico Móvel Avançado), TDMA (Acesso Múltiplo por Divisão de Tempo), CDMA (Acesso Múltiplo por Divisão de Código), são formado basicamente por componentes que, agrupados, formam uma estrutura capaz de projectar o funcionamento do sistema de transmissão e comunicação de dados e voz.

Os componentes que constituem a estrutura de uma telefonia celular dividem-seem EM (Estações Móveis), as ERBs (Estações Rádio Bases) e os CCC (Centros de comutação e Controle). Todos esses componentes interagem associados, para que as informações sejam transmitidas para seus destinos.

A comunicação de uma Estação Móvel (celular), é feita através de canais de rádio. O link de comunicação é normalmente chamado de interface Aérea. As mesmas comunicam-se directamente com asEstações Rádio Base que faz o link com a Central de Comutação e Controle, utilizando meios de transmissão de voz e dados dedicados (troncos).

Uma Estação Rádio Base só troca dados com uma única Central de Comutação e Controle, enquanto que a mesma, pode comunicar-se com várias Estações Rádio Bases e além disso, faz a comunicação com a rede pública.

4.TDMA - Acesso Múltiplo por Divisão deTempo

O sistema TDMA, é um dos padrões de telefonia celular mais usado no mundo pela sua segurança e fácil adaptação ao meio.

A tecnologia TDMA, está baseada no teorema de amostragem. Onde se pode mostrar um sinal, limitado em faixa, pode ser definido por um conjunto de amostras tomadas intervalos denominados Slots, de (2.fm)ˉ1 segundos, onde fm é a máxima componente espectral deste sinal .Na transmissão, basta enviar as amostras do sinal em um número finito de instantes para que ele seja reconstituído no receptor. Já as amostras de outros sinais, podem ser intercaladas na transmissão e também recuperadas na recepção através de um detector síncrono adequado para realizar esta actividade.

A interferência entre canais adjacentes é limitada por este sincronismo, que permite a...
tracking img