Tdha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1410 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TDHA
TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE

2012

TDHA
TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE

Projeto de Pesquisa apresentando à disciplina Trabalho de Conclusão de Curso, como requisito parcial para elaboração da monografia de conclusão do curso de Pós Graduação em Psicopedagogia.

2012
SUMÁRIO

1.JUSTIFICATIVA..............................................................................................4
2. DEFINIÇÃO DO PROBLEMA.........................................................................5
3. OBJETIVO......................................................................................................6
4. REFERENCIALTEÓRICO.............................................................................7
5. METODOLOGIA.............................................................................................8
6. CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO................................................................. 9
7. REFERÊNCIAS............................................................................................10

4
4
1. JUSTIFICATIVA
O TDHA é um transtorno neurobiológico, comforte influência genética, que se inicia na infância e pode persistir até a vida adulta em algumas pessoas, portanto este projeto visa dar aos educadores e pais uma visão diante de um quadro de hiperatividade, permitir ao educador a identificação das características do comportamento do hiperativo, encontrar a forma correta para auxiliar a criança hiperativa, permitir ao professor distinguir umcomportamento hiperativo de outro distúrbio de atenção, conscientizar os pais a lidarem com o problema do filho hiperativo de um modo mais adequado tornando-os parceiros do professor e analisar a razão de um baixo rendimento escolar do hiperativo, tendo em vista que o nível intelectual deles, na maioria das vezes apresenta-se normal.
Muitos estudos têm mostrado relações importantes entre o TDHA euma série de dificuldades na aprendizagem e no desempenho escolar, as crianças podem apresentar comprometimentos em diversas funções que contribuem para o fracasso escolar. Com o crescente número de crianças hiperativas, acredita-se ser possível em uma ação didático-pedagógica mais envolvente na qual seja valorizada a afetividade, contornar os problemas de aprendizagem e da possibilidade deminimizar tais dificuldades decorrentes da relação professor-aluno e deste com os demais colegas. Através de estudos específicos obtidos nesta pesquisa busca-se propiciar aos pais suportes necessários para conduzir da melhor forma a convivência familiar e o entrosamento do hiperativo na sociedade.

2. 5
5
DEFINIÇÃO DO PROBLEMA
Atualmente, é muito comum falar sobre hiperatividade,este Projeto de pesquisa pretende investigar o comportamento de uma criança, os mais frequentes sintomas caracterizados pela criança hiperativa no relacionamento familiar, na escola e no convívio social, onde com medicamentos aliados a um tratamento psicológico faz com que a criança tenha outro tipo de comportamento.
Entretanto, para o diagnóstico de TDHA, é necessário teralgumas outras características que serão investigadas ao longo do trabalho.
O professor tem a condição privilegiada de poder observar o comportamento das crianças, pois as observam em uma grande variedade de situações, principalmente nas atividades individuais e dirigidas. O fato de os professores terem contato com um grande número de crianças possibilita que distingam os comportamentos esperadospara cada faixa etária.
Conforme ( GOLDSTEIN, 1998.) o TDAH é realmente uma doença e como tal merece ser tratada. O tratamento deve ser administrado de acordo com o grau da doença. Para alguns casos, ministra-se medicamentos psicoestimulantes, ou melhor, neuroestimulantes, para que estimulem os neuro-transmissores deficientes, equilibrando-se o doente para que melhor haja um...
tracking img