tchulai

411 palavras 2 páginas
1.1 Conceito de sustentabilidade

O que é sustentabilidade? No ambiente empresarial, a palavra sustentabilidade está cada vez mais presente. A definição mais utilizada considera que o desenvolvimento sustentável deve ser capaz de satisfazer às necessidades da geração atual sem comprometer as necessidades das gerações futuras. Segundo Jose Eli da Veiga ( Sustentabilidade trata-se do crescimento da melhoria da qualidade de vida, trata-se de um imperativo global que chegou para ficar, em virtude da percepção de que a biosfera, em níveis global, nacional, regional e local, esta sendo submetida a pressões insuportáveis e prejudiciais para o próprio desenvolvimento e condições de vida.) Considerando esse conceito, pode-se observar que sustentabilidade é agir hoje pensando no amanhã. “Desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento que satisfaz as necessidades presentes sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades.” ONU (Relatório Brundland, 1987).
A sustentabilidade está totalmente relacionada com os aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais. Esse conceito tem o intuito de fomentar a exploração de áreas ou a atualização dos recursos, sendo naturais ou não, com a consciência de prejudicar o quanto menos a estabilidade entre o meio ambiente e a sociedade humana. Para muitos, é um conceito difícil de ser colocado em prática, talvez economicamente até mesmo inviável. Todavia, mesmo nas atividades industriais consideradas impactantes no meio ambiente, como a fabricação de papel e celulose, mostrou-se, através de uma ação sustentável, que economicamente é viável, até trazendo um alívio financeiro à empresa.
Através do consumo sustentável é possível diminuir, e até mesmo eliminar os impactos ao meio ambiente. Somente com um conjunto de práticas relacionadas ao consumo, será possível um equilíbrio. Essas práticas referem-se, entre outras coisas ao descarte consciente, ao incentivo à reciclagem, à eliminação do

Relacionados