TCCBOXENAESCOLA

7647 palavras 31 páginas
1. INTRODUÇÃO

A luta é um conteúdo que passou a ter relevância para a Educação Física escolar pela expansão e diversificação experimentada nas últimas décadas e pela atenção recebida da mídia, além do histórico significativo do Brasil nesta modalidade.

As lutas, incluídas nos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN (BRASIL, 2002), que disponibiliza conteúdos pedagógicos da modalidade, nos termos educacionais, voltados ao ensino fundamental, sugere oportunidade de aprofundamento, através de revisão de literatura fundamentada, tendo como perspectivas pedagógica do boxe, como inclusão nas aulas de EFe em que os alunos precisam conhecer e compreender.

Sabe-se que as lutas pouco se fazem presentes nas atividades da EFe, mas é possível inclui-las como conteúdo. Além da prática em si, podem servir de discussão de temas como a violência (luta x briga) que se procede nos grandes centros urbanos, servindo de aprendizagem atitudinal. O boxe proporcionado através de metodologia desenvolvida em caráter educacional, possibilita que os alunos conheçam uma nova modalidade de luta, sua história, principais técnicas e táticas, sem necessidade de combate entre os mesmos. O objetivo da pesquisa foi ofertar, por meio da pedagogia do boxe, aprendizagem adequada para a melhoria do desenvolvimento cognitivo, motor e sócio afetivo do aluno nos conteúdos pedagógicos nas 03 dimensões: conceitual, procedimental e atitudinal, nas demais atividades da grade da EFe.
2. Dimensão sociohistórica do BOXE

O boxe ou pugilismo é um esporte de combate, olímpico e profissional no qual os atletas denominados lutadores usam apenas os punhos, tanto para a defesa, quanto para o ataque. A palavra deriva do inglês to Box, que significa bater (VIEIRA; FREITAS, 2007).

Embora por ser um esporte extremamente técnico, o boxe, na prática, não é tão fácil e simples quanto parece. Segundo Vieira; Freitas (2007, p. 26) “a arte da modalidade é para poucos e consistem na

Relacionados