TCC - O ensino de SLANG em sala de aula Porque e como fazê- lo.

2203 palavras 9 páginas
INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DE ITABIRA – ISEI

Curso: 6º Período – Letras
Disciplina: TCC
Aluno: Alisson Morais Guimarães.

O ensino de SLANG em sala de aula: Porque e como fazê- lo.

Justificativa

O termo “slang” do inglês - gíria (em português) segundo definições apresentadas pelo dicionário HOUAISS pode ser entendido como:

“1- linguagem informal caracterizada por um vocabulário rico em idiomatismos metafóricos, jocosos, elípticos, ágeis e mais efêmeros que os da língua tradicional 2- Dialeto usado por determinado grupo social que busca se destacar através de características particulares e marcas lingüísticas em nível lexical [Seu processo de formação inclui 1truncamento, sufixação parasitária, acréscimo de sons ou sílabas, uso de certos códigos etc.]”

O uso de “slang” fez, faz e sempre fará parte do falar de qualquer povo. As gírias estão inseridas no contexto sócio- discursivo dos falantes de qualquer idioma. Um fato que me chama a atenção é a dificuldade encontrada por alunos que, apesar de diversos anos de estudo da língua, ao se depararem com situações em que a informalidade se faz presente (um filme, jornal, conversa informal, musica, etc.), não conseguem entender o que está sendo falado. Essa ineficácia quanto à utilização da língua em situações reais de seu uso é retratada de forma bastante interessante pela autora Stella Ortoweiler Tagnin no capitulo dois de seu livro: Expressões idiomáticas e convencionais, no qual nos é apresentado por ela o seguinte relato:

“Quando fui aos Estados Unidos pela primeira vez, em 1961, já estava estudando inglês há seis anos, tendo sempre sido das melhores alunas. Acreditava – santa ingenuidade!- ter um bom domínio da lingua inglesa. Entretanto,num de meus primeiros encontro, expressei me de forma a fazer que meu interlocutor me olhasse como se eu houvesse cometido um erro gramatical gravíssimo. Perguntei-lhe:

-Não está certo o que eu disse?
- “Está – respondeu

Relacionados