Tcc tecnologia agropecuaria - 2010

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 46 (11325 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS
















MANEJO INTEGRADO DE PRAGAS









Dourados
2009



CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS











MANEJO INTEGRADO DE PRAGAS






Monografia apresentada ao Curso de
Tecnologia em Agronomia da Facul-
Dade de Ciencias Exatas e da Terra
como pré-requisitopara obtenção do
do título de Tecnologia em Agronomia.





Dourados
2009





AGRADECIMENTOS



A minha família que esteve presente em todos os mometos do meu curso, e principalmente a Deus que tem me guiado mesmo por ter passado por varias turbulências tenho tido êxito no meu caminhão “O Senhor é meu pastor e nada faltarás”.
Aos meus colegas de curso, que estiveram juntosdiante das dificuldades;
Aos mestres, pelo compartilhar de seus conhecimentos;
Em especial minha orientadora, professora Dra. Karlla Barbosa Godoy, que esteve sempre à disposição para resolver qualquer tipo de dúvida.
A todos que estiveram ao meu lado, e que de alguma forma me ajudaram, meu muito obrigado e principalmente para unigran que tem compreendido meus problema e tem somado muito paraminha formação meu muito obrigado e que Deus possa retribuir todos que me ajudaram.


























RESUMO


Na atualidade, para a lavoura e o cultivo de plantas como o milho, por exemplo, muitos são os problemas que são capazes até mesmo de alterar ou reduzir a qualidade de uma colheita e para coma sua comercialização em aspectos gerais. Este trabalho monográfico tem como objetivo principal analisar o manejo integrado de pragas. Pretende se também demonstrar as causas dos fungos que causam as pragas prejudiciais a certas culturas. Para os agricultores que cultivam as diversas culturas existem maneiras de prevenção sem que o agrotóxico altere a qualidade do plantio e da terra em geral. Acolheita para estes agricultores, de uma safra produtiva e sadia depende de sua integração e medidas para que ela seja cada vez mais evolutiva e aceita no mercado de comercialização e até mesmo para a exportação. As tecnologias também estão sendo utilizadas em algumas situações até mesmo para o estudo destas pragas bem como sua origem e maneiras cada vez mais saudáveis de sua extinção.O manejo integrado de pragas é de suma importância para uma boa produção e sua qualidade também para a saúde de seus consumidores como para o mercado que adquire estes produtos. Envolveram-se nesta pesquisa qualitativa, contextos voltados ao assunto com a presença de autores, artigos e a explicação contundente da Embrapa para que o esclarecimento do assunto.Palavras-Chave: Manejo, Pragas, Controle






















INTRODUÇÃO


Segundo o FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação), a definição de MIP (Manejo Integrado de Pragas): "Manejo Integrado de Pragas é o sistema de manejo de pragas que no contexto associa o ambiente e a dinâmicapopulacional da espécie, utiliza todas as técnicas apropriadas e métodos de forma tão compatível quanto possível e mantém a população da praga em níveis abaixo daqueles capazes de causar dano econômico".
Conforme a EMBRAPA, o manejo integrado de pragas baseia-se em quatro elementos fundamentais que são: na exploração do controle natural, dos níveis de tolerância das plantas aosdanos causados pelas pragas, no monitoramento das populações para tomadas de decisão e na biologia e ecologia da cultura e de suas pragas.
Sendo assim, é importante o controle e o conhecimento da mortalidade destas pragas que afetam não só o plantio, mas também a economia do agricultor e para com uma determinada safra.
Ainda segundo a EMBRAPA um monitoramento é...
tracking img