Tcc sustentabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 37 (9006 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Faremos um estudo de caso sobre a nova loja da C&C Casa e Construção, que será voltada para a sustentabilidade, mostraremos a sua preocupação em melhorar o ambiente social e ter uma imagem positiva diante da sociedade.
Para se tornar uma empresa sustentável é necessário que a alta direção se comprometa e se disponha a colaborar como aconteceu com a C&C, pois a idéia dese tornar uma empresa sustentável partiu da alta direção.
A C&C é o primeiro Home Center de material de construção a ter uma loja sustentável, inicialmente teve um projeto piloto com sua loja em São José dos Campos que teve alguns princípios de sustentabilidade e agora resolveu criar uma loja totalmente voltada para a sustentabilidade em São Paulo.
A loja foi construída baseada emprincípios necessários para preservar a flora local, terá produtos, espaços e orientações voltados para a sustentabilidade, à mesma além de se preocupar com o meio ambiente também busca ser uma empresa com responsabilidade social, pois terá um trabalho de desenvolvimento comunitário, entre outros.
  A empresa se preocupou em sair na frente de seus concorrentes e mostrar para seus clientes suapreocupação com o futuro das novas gerações e do meio ambiente.
  Para se tornar uma loja sustentável é necessário entre outras atitudes, basear-se nos princípios de reciclar, reduzir, reaproveitar, reutilizar e colaborar com o desenvolvimento comunitário.
Outros valores passaram a fazer parte do objetivo da empresa, a maximização das lojas e o cuidado com as pessoas, proporcionando-lhesconforto, qualidade e prazer.
O desenvolvimento sustentável da C&C é aquele que atende às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade das gerações futuras.
Os temas que serão abordados nesta pesquisa serão apresentados em capítulos objetivos. No capitulo 1 será abordado o problema sobre o tema pesquisado; no capitulo 2 será apresentado à hipótese do problema; no capitulo 3será apresentado o objetivo geral da pesquisa; no capitulo 4 a justificativa do tema; no capitulo 5 indicaremos a metodologia utilizada; no capitulo 6 descreveremos o referencial teórico-embasamento; no capitulo 7 será abordada a visão geral de sustentabilidade; no capitulo 8 serão apresentados tópicos específicos que devem ser considerados quando a empresa tem como objetivo ser sustentável; nocapitulo 9 apresentaremos o estudo de caso da empresa C&C Casa e Construção, onde descreveremos o histórico da mesma e de forma específica a questão da sustentabilidade no comércio varejista; e o último capitulo compreende a conclusão deste trabalho.

1. O PROBLEMA A SER ABORADADO



O problema a ser abordado é que as organizações têm dificuldade em se tornar sustentável porque achamque para isso será necessário aumentar o custo dos produtos e/ou serviços e assim reduzir os lucros da empresa, pois acham que os consumidores ainda não valorizam e não levam em consideração a questão sustentabilidade quando vão adquirir um produto e/ou serviço, além disso, o custo para desenvolver um projeto sustentável é maior do que para um projeto normal.




2. A HIPÓTESETemos por hipótese que uma empresa que se torna sustentável tem como um de seus objetivos aumentar o seu lucro e melhorar a sua imagem.


3. OBJETIVO GERAL




O objetivo geral da pesquisa é demonstrar os benefícios gerados a natureza e a sociedade, por atitudes sustentáveis das empresas e da população, e a possibilidade de ter sustentabilidade e lucratividade em um mesmoempreendimento. Relatar a preocupação das empresas, e em especifico da C&C Casa e Construção, em criar modelos sustentáveis visando o bem estar da sociedade. Analisar se é viável para uma empresa investir em sustentabilidade, se as mesmas estão realmente preocupadas com sua responsabilidade em preservar o meio ambiente e o futuro do planeta ou se estão somente buscando marketing para melhorar...
tracking img