Tcc sobre internet e tecnologia perante países pobres

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5760 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 02
2 UMA BREVE HISTÓRIA SOBRE A INTERNET 04
2.1 ARPA – o vovô da internet 04
2.1.1 Google Inc. 05
2.2 O Que É E-Commerce? 06
2.2.1 E-commerce ou i-commerce 07
2.2.2 Quem botou o "e" em e-commerce? 08
2.2.3 As modalidades de e-commerce 09
2.3 A mundialização do acesso 10
2.4 A importância do Volume de Usuários 11
2.5 Os benefícios do e-commerce 12
3 A TECNOLOGIADA INFORMAÇÃO 13
3.1 A TI nos países pobres 13
3.2 Infra-estrutura é o pilar da Tecnologia da Informação 14
4. Justificativa 15
3. problema 16
4. Hipótese 17
5. Objetivo 18
6. Metodologia 19
7. Relevância Teórica 20
8. Bibliografia 21








1 INTRODUÇÃO

Este trabalho tratará da relação tecnológica que separa países ricos e pobres. A internet em sua máxima aplicação, que é oe-commerce e sua interação com os países menos desenvolvidos.
Uma empresa precisa estar onde os consumidores estão. E eles estão na internet!
A internet veio para ficar. Segundo Dailton Felipini (consultor e editor do site www.ecommerce.org), autor da frase citada, a internet é uma mega-tendência chamada "era da informação", onde cada vez mais, a informação digitalizada passa a ocupar umpapel central em nossas interações sociais e em nosso dia a dia. Uma empresa que não procurar se reciclar, se adaptar corre o risco de ser atropelada.
Dentre as diversas aplicações da internet acreditamos que o e-commerce é a aplicação máxima na internet. Nenhuma outra (aplicação) possibilitou uma transformação tão radical nos negócios quanto o e-commerce, a internet é visivelmente um promissorcanal de venda de produtos e serviços, prometendo às partes interessadas um acesso rápido e com o mínimo de fricção.
"O uso da internet cresce em todo o mundo, mas os países desenvolvidos ainda são os responsáveis pela maior parte dos usuários e têm as maiores taxas de penetração da rede mundial de computadores na sociedade".
O fragmento retirado do relatório da última conferencia da ONU emrelação ao Comércio e Desenvolvimento chama a atenção para a questão da situação dos países menos desenvolvidos perante o comércio eletrônico, países estes onde apenas uma pequena parcela da população tem acesso à internet.
A internet é uma poderosa ferramenta para difundir, multiplicar e incentivar a comunicação mundial entre pessoas, empresas e instituições. Economicamente falando, seu poder érefletido principalmente através do e-commerce, uma aplicação das tecnologias da informação direcionada para apoiar processos produtivos e transações de bens e serviços.
De uma forma bem ampla, isso permite fortalecer a rede global de produção, comércio e tecnologia. O comércio eletrônico contribui para articular o desenvolvimento, a produção e as vendas de bens físicos como livros, discos, automóveisetc. tornando as transações mais rápidas e econômicas.
Os Estados Unidos, como já era de se esperar é o pioneiro nesta tecnologia. Outros beneficiados desta nova era econômica e cultural são a união Européia e o sudeste Asiático.
Dominada por essas grandes nações a internet e seus benefícios não atingem os países mais pobres. Educação, medicina, centrais de atendimento, turismo, informações,são aplicações da internet em países como a África do Sul que, superando as expectativas, adotou o celular de forma rápida e massiva como um substituto à mediocridade das estradas e da rede de telefonia fixa, adaptando seus usos à pobreza que prevalece. Além disso, os economistas consideram a internet como um acelerador de crescimento. Um recente estudo do Banco Mundial avalia que um aumento de 10%dos pontos de acesso à internet rápida gera 1,3 pontos de crescimento. Esses benefícios poderiam ser capazes de ajudar a amenizar a pobreza de forma que a população pudesse usar os serviços do governo, candidatar-se a oportunidades de emprego, fazer crescer seus negócios, aprender sobre problemas de saúde e comunicar-se com pessoas do mundo todo trocando experiências.
O fato é que a...
tracking img