Tcc sobre empreendedorismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1155 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Estou fazendo meu TCC sobre empreendedorismo: ele tem algumas características que preciso definir os conceitos?
O trabalho está sendo fazendo uso de livros e também de material colhido em pesquisa de campo. A pesquisa foi feita "in loco" em um municipio, focando os pequenos empreendedores, onde foi aplicado questionários objetivos para obter maiores informações sobre as estruturas antigas eatuais das empresas. Preciso com isso definir os conceitos desses procedimentos metológicos, tipo Contexto, Tipo de pesquisa, instrumento de coleta de dados, etc...

Melhor resposta - Escolhida por votação

No ranking do empreendedorismo por necessidade, o Brasil ocupa a 4ª posição. O povo brasileiro é motivado a empreender pelo desemprego, pela falta de reconhecimento na empresa onde trabalha, oupela baixa remuneração, na maioria das vezes o empreendedor abre uma empresa levado pela necessidade de se inserir no mercado de trabalho.
O uso adequado da informação conduz ao conhecimento. O conhecimento bem aplicado leva ao sucesso. Ao contrário do que se houve, não é a carga tributária, tampouco a necessidade de crédito os principais responsáveis pelo fechamento de uma empresa. A falta deplanejamento somado ao desconhecimento do negócio são fatores que, com mais freqüência, levam ao empreendedor a encerrar a atividade. Assim, as informações constituem-se num valioso instrumento para planejar e coordenar as políticas administrativas salutares a qualquer tipo de empreendimento.
O sucesso parece óbvio, mas não é. Para se obter sucesso empresarial se faz necessário planejar bem,definir objetivo e metas, saber com clareza onde, quando e como chegar ao resultado esperado. Estudos demonstram que se constitui erro grave focar diversas direções e esperar acertar no alvo, sendo assim, conclui-se que o melhor a fazer é concentrar-se nas metas do planejamento estratégico e organizacional. Isso porque potencializa a qualificação, significando uma ampliação concreta das perspectivas,não só pela natureza dos eventos, mas pela possibilidade sistemáticas que favoreçam estratégias multisetoriais. O empreendedor visa crescer, atrair consumidores e ganhar o mercado. Mas crescer exige planejamento e uma boa base de sustentação. O crescimento descontrolado pode ser fatal à sobrevivência de um empreendimento.
Alguns empreendedores misturam o dinheiro familiar com a receita da empresa,usa o mesmo dinheiro para investir, custear despesas operacionais e administrativas, e também, para manter o sustento familiar. O resultado disso é o caos financeiro do empreendimento.
A escolha do sócio é fundamental no caso de sociedade. Para tanto , os objetivos e as expectativas devem ser comuns a todos os interessados a iniciar uma sociedade. O capital não se constitui no principal critériopara selecionar sócio, tendo em vista que com objetivos diferentes, não há dinheiro capaz de comprar o sucesso, tampouco o cliente.
Os colaboradores não podem ser aqueles a quem não possa demitir. O que conta no critério de seleção, além do perfil profissional, é o perfil pessoal e a personalidade do colaborador. Isso mais que a experiência profissional, pois este pode ter vícios. Especialistasem recursos humanos recomendam a promoção de talentos internos.
Ao iniciar um negócio é natural o empreendedor controlar todas as etapas em desenvolvimento. Contudo, na medida em que crescer, constitui-se erro centralizar o poder, pois a tomada de decisão fica cada vez mais difícil. Assim, cabe ao administrador definir sua direção, estabelecer seus limites e delegar responsabilidades.
Sabe-se quenão aprender com os próprios erros é pior que errar. Oswald de Andrade em seu Manifesto da Poesia Pau Brasil, publicado em 1924, disse que todos os erros representam uma contribuição milionária para todos nós. Esse poeta pode não entender de negócio, mas o seu texto ilustra com perfeição o papel que pose representar o erro para consolidar ou não uma empresa no mercado. A experiência adquirida...
tracking img