TCC SMC Teresa 2 Vers O

1285 palavras 6 páginas
Giovanni Fachinni Gavino
Kleisson Fernandes Paes Leme
Lucas Gonçalves Carvalho
Wemerson Felix Mendes
Willian Hilton Moraes de Jesus

SMC - SISTEMA DE MONITORAMENTO EM CRECHE

Trabalho de conclusão apresentado ao curso de
TADS – Tecnologia em Analise e Desenvolvimento de Sistemas do UNIFIEO – Centro Universitário FIEO, como requisito obrigatório para obtenção do titulo de Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, NA4, sob a orientação da Profa. Teresa Cristina Alves Charotta

OSASCO 2014 Capítulo 1 – Introdução

- Contextualização
As creches surgem no Brasil a partir da estruturação do capitalismo e a crescente necessidade de mão de obra, já que anteriormente as mães eram exclusivamente dedicadas ao lar. E também com a necessidade em preparar pessoas nutridas e sem doenças. Entre 1900 e 1930, os operários organizados no Brasil tinham muitas reclamações contra as precárias condições de vida e trabalho. Para enfraquecer tal movimento, os empresários começaram a conceder algumas creches e escolas maternais para os filhos dos operários.
Grupos de mulheres de classes sociais mais bem sucedidas, organizadas em associações religiosas ou filantrópicas, criaram várias creches e instruíam as mulheres das camadas mais populares a serem boas donas de casa e a cuidarem melhor dos seus filhos. Elas acreditavam que o cuidado materno era o melhor para a criança e que o cuidado em grupo era certamente uma boa alternativa.
Em 1922, o estado organizou o 1º Congresso Brasileiro de Proteção à infância. E as conclusões foram de que a creche tinha como finalidade:
- Combater a pobreza e a mortalidade infantil;
- Atender os filhos da trabalhadora, mas que reforçava a ideia que o lugar da mulher é no lar, cuidando de seus filhos;
- Promover a ideologia da família;
Em 1940, foi criado o Departamento Nacional da Criança no Ministério da Educação e Saúde. Chegam às creches os discursos pedagógicos que procuravam demonstrar que a falta do relacionamento afetivo

Relacionados

  • Motivação no serviço público
    18396 palavras | 74 páginas
  • Enfermagem 2012
    230816 palavras | 924 páginas
  • meio ambiente
    132024 palavras | 529 páginas