Tcc sem stress

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1809 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
TCC sem Stress - 10 Dicas - Texto completo
---------- Forwarded message ---------From: Givanildo Silva Date: 2008/6/8 Subject: [Administrando o Futuro] TCC sem Stress To: prof.giva@gmail.com O objetivo deste post é repassar algumas pequenas dicas referente o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso). Leciono como professor universitário na Unidavi desde 01/04/2003, participei de mais de 90apresentações em banca e orientei mais de 30 acadêmicos nesta etapa da graduação que pode ser complicada. É claro que as dicas abaixo são apenas uma pincelada, não suprimem todas as dúvidas e muitas dicas podem parecer óbvias. O propósito é ser claro e objetivo num campo onde todos tem dificuldades, inclusive nós, professores. Este post pode tornar-se longo, então vou apresentá-lo em 3 grandes grupos:Antes, Durante e Depois do TCC. Eu gostaria que, ao final desta leitura, você deixasse seu comentário a respeito, se preferir deixe suas sugestões para melhorar nossas pequenas dicas. ANTES de Começar o TCC: Como escolher o tema do seu TCC?

Dica 1: Faça o TCC na empresa onde você trabalha atualmente. Com isto, você tem a oportunidade de por em prática os conhecimentos adquiridos na universidade e,ainda por cima, ficar bem seus superiores na empresa. Muitas empresas valorizam muito o desenvolvimento de TCCs, pois, sabem que é uma ótima oportunidade de melhorias . Posso testemunhar que ocorreram diversas promoções e novas áreas de negócios intraorganizacionais decorrentes de ótimos TCCs. Dica 2: Faça uma lista dos principais problemas da empresa. A conta é simples: O maior problema = melhorTCC. Cada problema é uma oportunidade de melhoria contínua. Comece a lista com o que você observa como sendo os problemas, pergunte ao seu superior e, agende uma reunião com o proprietário da empresa para conversar sobre seu Tema. É uma oportunidade imperdível, você tem a chance de mostrar que é pró-ativo e que quer usar seu conhecimento a favor da empresa. Dica 3: Tabela GUT (Gravidade, Urgência eTendência) Utilizada para identificar as prioridades a serem resolvidas. Após listar-se os problemas encontrados ou atividades a serem realizadas, faz-se a análise e a pontuação de 1 a 5 para cada perspectiva: Gravidade - são as conseqüências se nada for feito Urgência - prazo para tomada de decisão Tendência - proporção do problema futuro A pontuação deve ser multiplicada e o resultado é aclassificação das prioridades.

Dica 4: Procure orientação de um professor ou coordenador Se nenhuma das 3 dicas anteriores resolver, escolha uma determinada área que você tem mais facilidade, na qual você gostaria de estar atuando e, procure um professor ou o coordenador para conversar sobre as possibilidades existentes. É sempre importante elaborar o TCC em uma área que você tem mais afinidade,você se sentirá mais entusiasmado nas horas difíceis. DURANTE a Elaboração do TCC: Vai dar tempo? Como fundamentar? E, as citações?

Dica 5: Calcule o tempo necessário Um bom TCC precisa de 6 a 10 horas de dedicação por semana. Vamos fazer um cálculo:

• • •

1 semana tem 7 dias X 24 horas, portanto, 1 semana tem 168 horas totais seu TCC precisa de 10 horas por semana 10 horas TCC dividido por168 horas totais = 6% do seu tempo

Isso mesmo!!! Você precisa dedicar-se apenas 6% do seu tempo total por semana!!! Mas como fazer isso acontecer? Dica 6: Agenda semanal Análise todas as atividades que você tem durante a sua semana. Dia-a-dia, hora-a-hora. Você deverá procurar por janelas de tempo disponível. Se após esta análise do seu tempo, você descobrir que ainda não tem tempo disponível,você deve fazer a eliminação de algumas atividades. Ou seja, se você realmente precisa e quer fazer um ótimo TCC, você deverá priorizar o TCC e abandonar outras atividades que não são importantes e/ou urgentes. Nossa vida está muito corrida, então, para cada coisa que queremos fazer, devemos 'deletar' outros 3 itens que fazemos atualmente. Por exemplo: para fazer o TCC, não posso mais assistir...
tracking img