Biodiversidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1261 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
- Quando nasceu o conceito de “biodiversidade”, e quais são os diferentes entendimentos que dele se podem ter?
O termo “biodiversidade” foi usado pela primeira vez por Walter G. Rosen em 1985, em “O Fórum Nacional sobre a Biodiversidade”, em Washington. No entanto, o conceito de “biodiversidade” tem tido várias interpretações ao longo dos tempos. Wilson editou as deliberações às palavras deWalter G. Rosen, dizendo que estava preocupado com o número de espécies. Segundo Walter G. Rosen, a diversidade não pode ser só o número de espécies, Kevin McCann, em 2007, reiterou que o funcionamento dos sistemas biológicos depende dos tipos e combinações dos organismos presentes.
Em 1873, nos Estados Unidos, foi sugerido que o governo deveria preservar pontos em que a vegetação fosse especialmenteinteressante. No entanto, só após a IIª Grande Guerra, devido ao uso intensivo de terras, os governos começaram a preocupar-se com as áreas virgens, que se encontravam em risco de desaparecer. Em 1966, os Estados Unidos aprovaram a lei para a Preservação das Espécies Ameaçadas (ESPA), uma lei que visava a protecção de espécies ameaçadas de peixes nativos e animais selvagens. Esta legislação foireforçada, sendo actualmente ilegal matar, causar danos ou capturar espécies protegidas. Mas por vezes, colocam-se os valores económicos à frente da importância das espécies ou número de membros dessa espécie. Foi o que aconteceu em 1979 nos EUA, em que se preferiu continuar a construção de uma barragem do que em salvaguardar um espécie de caracol, por se considerar que esta era uma espécie“minoritária e não importante”.
A biodiversidade deve ser conservada porque é uma característica do mundo natural que as pessoas gostam e acham útil segundo a opinião de alguns cientistas. Por outro lado, estão as razões instrumentais para a defesa da biodiversidade, ou seja, uma linha de pensamento influente liga a biodiversidade ao ecossistema da função e a função do ecossistema é de grande importânciaeconómica. Os índices de biodiversidade podem ser utilizados para medir a diferença de biodiversidade entre manchas de habitat, definindo assim prioridades em relação à conservação.
Para Craig Groves e os seus colegas a biodiversidade é definida como “a variedade de organismos vivos, os complexos biológicos que ocorrem e as formas pelas quais eles interagem uns com os outros num ambiente físico…a biodiversidade é caracterizada como tendo três componentes primários: composição, estrutura e função.”
Uma visão mais abrangente insiste que há diversas dimensões da biodiversidade, bem como a forma de interesse da biodiversidade depende do que o biólogo quer entender sobre o sistema em questão.
Numa versão de pluralismo, o sistema pode ser analisado diferentemente, dependendo dos efeitos deprevisão e explicativos da investigação. Uma outra versão do pluralismo sugere que diferentes sistemas precisam de analisados de diferentes maneiras.
A biodiversidade não pode ser uma única propriedade natural ou quantidade: os sistemas biológicos são diversos em mais do que uma maneira. Existem assim dúvidas de que haja uma única propriedade natural que capta a biodiversidade total de um sistemabiológico, mas não podemos pensar que a biodiversidade que afecta a gastronomia ou as plantas medicinais tenha o mesmo estatuto que na variedade da riqueza das espécies.

- Quantas crises de perda de biodiversidade se registaram já no Planeta, e como se comparam com a presente crise?
No nosso planeta ocorreram cinco grandes crises de perda de biodiversidade, sendo que podemos estar perante umasexta nova crise. Estas crises justificam-se pelas cinco grandes extinções em massa e são elas: Ordovícico, Devónico, Pérmico, Triássico e Cretácio.
No final do Ordovícico (compreendido entre 488 e 443 milhões de anos), deu-se a primeira grande crise e atingiu mais de 100 famílias de invertebrados marinhos. Os grupos mais afectados foram os braquiópodes, os briozoários, os corais, as...
tracking img