Tcc ressonancia magnetica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 43 (10565 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1

1. INTRODUÇÃO
Após a descoberta dos raios-X, em 8 de novembro de 1895, pelo professor de física teórica, doutor Wilhem Conrad Röentgen, e sua aplicação na medicina, vários outros métodos de diagnósticos por imagem surgiram, dentre eles a Ressonância Magnética (RM), que se resume em um método de diagnóstico que produz imagens de alta qualidade e excelente resolução espacial. Nos últimosanos, as imagens por RM têm se firmado como importante ferramenta de diagnósticos e representa um dos métodos mais avançados na medicina desde a descoberta dos raios-X. Sua descoberta é atribuída a Felix Bloch e Edward Purcell, que descobriram o fenômeno da Ressonância Magnética em 1946. Em 1971, Raymond Damandian estimulou os cientistas a reconhecerem a RM como um grande método de detecção depatologias, que foi apresentada a sociedade em 1973 por Paul Lauterbur. Ainda hoje algumas pessoas se referem a essa aplicação de diagnóstico classificandoa como Ressonância Magnética “Nuclear”, porém o termo “nuclear” foi extinto por gerar associação à radioatividade, o que não procede neste método de diagnóstico por imagem, pois a RM é um fenômeno físico de troca de energia entre forças periódicas ecorpos animados por movimentos. A RM aplicada ao diagnóstico por imagem utiliza-se dos núcleos dos átomos de hidrogênio que trocam energia com ondas eletromagnéticas aplicadas por pulsos de radiofreqüência (RF). O objetivo deste trabalho é apresentar o conceito complexo de RM de forma sucinta para aqueles que anseiam por um nível de entendimento adequado a uma avaliação das imagens obtidas por essemeio de diagnóstico.

Visite o nosso site de Radiologia: www.playmagem.com.br

2

2. OBJETIVO
Este trabalho tem como objetivo informar a sociedade dos benefícios advindos do uso do método de diagnóstico por imagem, conhecido como ressonância magnética. Trata-se de um exame de alta definição tecidual usado para diagnosticar possíveis patologias e proporcionar ao médico informaçõesanatômicas suficientes para um diagnóstico preciso. É também objetivo deste trabalho conscientizar os usuários de que a ressonância magnética consiste em um exame considerado altamente seguro, por não fazer utilização de radiação ionizante e conseqüentemente não provocar malefícios ao organismo do paciente.

Visite o nosso site de Radiologia: www.playmagem.com.br

3

3. HISTÓRICO DA RESSONÂNCIAMAGNÉTICA
A descoberta dos raios-X em 1895 pelo físico alemão Wilhelm Conrad Röentgen desencadeou vários outros métodos de diagnósticos por imagem, dentre eles a RM, que pode ser definida como um exame sofisticado que não utiliza radiação ionizante, seu método de capturas de imagens é feita através de ondas de RF e um forte campo magnético, podendo examinar estruturas em diferentes planos e cortes detodo o corpo.

Figura 1: Wilhelm Conrad Roentgen.

Heinrich Rudolf Hertz começou a estudar as ondas de radiofreqüência e descobriu que sua velocidade de propagação é igual à velocidade da luz no vácuo, que seu comportamento é análogo ao da luz, e que oscilam num plano que contém a direção e propagação das ondas. Ele demonstrou também a refração, reflexão e a polarização delas.

Figura2:Heinrich Rudolf Hertz.

Visite o nosso site de Radiologia: www.playmagem.com.br

4

Após a descoberta dos raios-x, Pieter Zeeman, da Universidade de Leiden, orientado por seu professor Hendrick Lorentz, descobriu o processo do magnetismo e o denominou efeito Zeeman. Esse processo consiste em um raio de luz de uma fonte colocada em um campo magnético (Bo). Lorentz publicou um artigo no qualapresentou a teoria das partículas carregadas, denominadas por ele de íons, com o qual afirmou que são as oscilações dessas partículas constituintes dos corpos ponderáveis as responsáveis pela emissão do espectro luminoso de alguns deles. Essa descoberta confirmou a teoria de Lorentz de radiação eletromagnética e ajudaram os físicos na investigação dos átomos. Ambos dividiram o prêmio Nobel de...
tracking img