Tcc infortmatica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2320 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
COMPUTAÇÃO EM NUVEM

Adrielle F. S. do Espírito Santo

Christopher J. S. Paes de Barros

Everton Pompeo de Campos

Fagner Leandro Pereira Damiani

Jhonathan Malinski Da Silva

Marcos Roberto da Silva

7º Semestre – Curso de Ciência da Computação

do Instituto Cuiabano de Educação – ICE

Professor – José Carlos de Barros Júnior






1 – RESUMO

A Computação em Nuvem éum paradigma recente na computação, esta provê um modelo de computação baseada em serviços, onde o usuário de um provedor de cloud computing pode reconfigurar a sua capacidade de armazenamento automaticamente tornando mais fácil e acessível o fornecimento de recursos, como servidores, rede, armazenamento e outros recursos de computação fundamentais para construir um ambiente de aplicação sobdemanda, que podem incluir sistemas operacionais e aplicativos; que são acessados através de mecanismos padronizados que possibilitem o uso por plataformas Thin ou Thin Client.



Palavra - chave: Computação em Nuvem, Virtualização, Segurança em ambientes de computação em nuvem.


2. COMPUTAÇÃO EM NUVEM
2.1 – O QUE É COMPUTAÇÃO EM NUVEM

[pic]

Figura 01 – Cloud Computing

Fonte:Souza, Moreira e Machado (2009)



“O termo Cloud Computing surgiu em 2006 em uma palestra de Eric Schmidt, do Google, sobre como sua empresa gerenciava seus data centers. Hoje Cloud Computing, ou Computação em Nuvem, se apresenta como o cerne de um movimento de profundas transformações no mundo da tecnologia” (TAURION, 2009).


“A computação em nuvem está se tornando uma das palavraschaves da indústria de ti. A nuvem é uma metáfora para a internet ou infraestrutura de comunicação entre os componentes arquiteturais, baseada em uma abstração que oculta à complexidade da infraestrutura. Cada parte desta infraestrutura é provida como um serviço e, estes são normalmente alocados em centros de dados, utilizando hardware compartilhado para computação e armazenamento” (SOUSA, MOREIRA,et al., 2010) Apud (buyya et al. 2009).
A computação em nuvem surge da necessidade de construir infraestruturas de TI complexas, nas quais os usuários devem realizar a instalação, configuração e atualização dos sistemas de software. Os recursos de hardware são propensos a ficarem rapidamente obsoletos e a utilização de plataformas computacionais de terceiros é uma solução inteligente para osusuários lidarem com a infraestrutura de TI. Na computação em nuvem os recursos de TI são oferecidos como um serviço, permitindo que os usuários e as empresas passassem a acessar os serviços sob demanda com o pagamento baseado no uso e independente da localização, o que aumentou a quantidade de serviços disponíveis.




2.2 CARACTERÍSTICAS ESSENCIAIS DA COMPUTAÇÃO EM NUVEM



A computaçãoem nuvem possui cinco características essenciais que são as vantagens da cloud computing para outros paradigmas.

2.2.1 Self-service sob demanda

Os usuários podem configurar o ambiente de hardware e de software conforme sua necessidade dentro de uma nuvem. Podendo ser automaticamente reconfigurados.

2.2.2 Amplo acesso

Os usuários possuem amplo acesso a recursos que sãodisponibilizados por meio da rede e acessados através de mecanismos padronizados que possibilitem o uso por plataformas Thin ou Thin Client.

2.2.3 Pooling de recursos

O pooling de recursos consiste em organizar a capacidade computacional do provedor em um pool para servir múltiplos usuários usando um modelo multi-inquilino, onde tem diferentes recursos físicos e virtuais, dinamicamente distribuídos eajustados de acordo com a demanda dos usuário; e esses usuários não necessitam ter conhecimento da localização física dos recursos computacionais, podendo somente especificar a localização em um nível mais alto de abstração.

2.2.4 Elasticidade rápida

É a capacidade de se adquirir de forma rápida e elástica, podendo ser automaticamente em alguns casos, caso haja necessidade de escalar com o...
tracking img