Perfil dos turistas no porto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3106 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo (IPDT), em parceria com a Entidade Regional de Turismo do Porte e Norte de Portugal (ERTPNP) e Aeroporto Sá Carneiro, realizou o estudo do perfil dos turistas que visitam o Porto e/ou o Norte de Portugal e que deixam este destino via Aeroporto do Porto. Os dados foram recolhidos no 4º trimestre de 2011, utilizando um inquérito por entrevistapessoal, aplicado na sala de embarque do Aeroporto Francisco Sá Carneiro. Os inquiridos foram selecionados por conveniência enquanto esperavam pelo voo. Os sujeitos foram pré-qualificados antes de responder ao questionário, eliminando-se os Residentes e Passageiros em Trânsito. Os turistas foram subdivididos em dois grupos, os que vinham em Lazer/Férias e os que vinham em Negócios/Trabalho.Obtiveram-se 317 e 187 questionários para visitantes em Lazer e Negócios, respetivamente. Apresentam-se de seguida os resultados obtidos para estes segmentos.

Motivo da visita
Segmento: Lazer

Obteve-se uma preponderância de turistas que visitam o PNP em Lazer, diminuindo esta quota em relação ao 3º trimestre de 2011. Comparando com os resultados do 4º trimestre do ano passado, verifica-se umadistribuição semelhante dos dois segmentos entre os dois períodos. Neste trimestre obtém-se como principais motivos de visita para o segmento Lazer, a Visita a familiares/amigos , diminuindo apreciavelmente a percentagem dos turistas em Férias em relação ao trimestre anterior e ao trimestre homólogo de 2010. Aumentam também os turistas em Estudos .

Motivo da visita
Segmento: Negócios

Para osegmento em Negócios o principal motivo da visita continua a ser as reuniões de negócios/ trabalho, com uma incidência semelhante ao trimestre anterior e ao trimestre homólogo de 2010.

Local de dormida no PNP

Lazer

Negócios

Relativamente à região onde dormiram, observa-se uma tendência semelhante à dos trimestres anteriores, verificando-se que os turistas em Negócios dormem na suamaioria no Porto (77%), o mesmo acontecendo para o grupo em Lazer (54,6%), observando-se para este segundo grupo uma ligeira redução da concentração de dormidas no Grande Porto e maior dispersão pelo território do PNP.

Quanto ao Concelho onde dormiram no Grande Porto, observase uma tendência semelhante à dos trimestres anteriores, existindo uma grande concentração de dormidas na cidade do Porto,tanto para turistas em Negócios como em Lazer.

Local onde dormiu no Norte de Portugal – TOP 14

Neste trimestre, os locais com maior incidência de dormida no Norte de Portugal, são: Braga, Guimarães, Viana do Castelo, Espinho, Póvoa do Varzim e Chaves.
Percentagem do nº de casos válidos

Alojamento onde dormiu no Grande Porto

Alojamento onde dormiu no Norte

Percentagem deturistas que dormiram no Grande Porto Os resultados são idênticos aos dos trimestres anteriores, verificando-se que o grupo em Negócios fica quase exclusivamente em Hotéis e que os turistas em Lazer apesar de preferirem os Hotéis, utilizam também outros tipos de alojamento, em especial a Casa de familiares/amigos. Neste trimestre verifica-se uma redução dos turistas em Hotéis e um aumento dos turistasque ficam em Casa de familiares/amigos.

Percentagem de turistas que dormiram no Norte de Portugal Os resultados são semelhantes aos obtidos nos trimestres anteriores, ficando os turistas em Negócios alojados em Hotéis e os turistas em Lazer em Casa de familiares/amigos e Casa Própria. Neste grupo observa-se também uma diminuição neste trimestre da percentagem de turistas que ficam em Hotéis, como consequente aumento para os que se alojam em Casa de familiares/amigos ou Casa Própria.

Média do nº de noites de visita ao PNP
Alojamento Lazer Grande Porto Hotel Casa de familiares/ amigos Casa própria Albergue/residencial Pensão Hostel Total 2,36 5,07 8,11 31,3 1,69 2,29 10,30 Norte Portugal 2,30 6,79 9,26 ------14,44 Negócios Grande Porto 2,04 ----------5,73 Norte Portugal 1,69...
tracking img