TCC - Historia da Qualidade part1

2402 palavras 10 páginas
1- GESTÃO DA QUALIDADE

A Gestão de Qualidade Total (ou TQM) é uma vertente da administração, criada para conscientizar empresas e organizações da importancia da qualidade em seus produtos e processos. Usa a palavra “total” para demonstrar seu objetivo completo, que não se restringe somente a organizações, mas também aos fornecedores, distribuidores e partes ligadas as organizações. Ela apresenta várias vertentes, como planejamento, controle total, organização, liderança bem estabelecida, etc.

Para a qualidade ganhar cada vez mais espaço e reconhecimento, sua certificação é essencial para:

Auxiliar na produtividade;
Auxilia nos processos continuos;
Garante a confiabilidade;
Aumenta a satsifação por parte dos clientes;
Garante a segurança com relação aos produtos;
Reduz os custos.

A certificação é essencial para avaliar o processo pelo qual o produto/serviço foi submetido. Ela ocorre por meio de processos internos, visando garantir ao consumidor final que o produto foi concebido por meio de padroes e normas confiaveis e dar-lhe a garantia de segurança e qualidade.

Uma organização que adere a Gestão de qualidade tem que se submeter periodicamente a testes e é reavalidada de tempos em tempos, para garantir que seu modelo continue nos padroes necessarios para garantir que os processos continuem mantendo a qualidade do produto sem prejudicações.

O principal objetivo de uma organização do meio empresarial ao implementar a Gestão é basicamente, sobreviver no mercado. Para que a organização consiga alcaçar seus objetivos, ela precisa obrigatoriamente se manter viva no mercado. Caso não esteja, nenhum de seus objetivos pré-estabelecidos serão alcaçados. Atualmente, uma empresa para se manter viva, ela precisa garantir ao seu publico a qualidade, pois o consumidor cada vez mais exigente, necessita de uma segurança ao consumir, e é esta segurança que a Gestão de Qualidade oferece. Com o aumento do numero de consumidores que optem por empresas

Relacionados