TCC FINAL

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5625 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de maio de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA















A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL















JOÃO MONLEVADE
2015
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA














A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL






Trabalho apresentado à disciplina de TCC, no curso de Pedagogia no curso de Pedagogia Tutor Local: Walquiria Luci de Souza CentroAssociado: João Monlevade.





JOÃO MONLEVADE
2015

SUMÁRIO



RESUMO 4
1 INTRODUÇÃO 5
2 A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL 7
2.1 METODOLOGIA 18
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 20
REFERÊNCIAS 22






RESUMO


A presente pesquisa nos mostrou a importância dos jogos e brincadeiras na educação infantil, sendo estes de grande relevância, pois se encontram presente no cotidiano de cada um, além de seralgo necessário para seu desenvolvimento e aprendizagem e também pelo fato de que eles são recursos especializados para educar e socializar as crianças, pois é por meio deles que a criança se desenvolve praticando suas potencialidades. Tendo como objetivo maior mostrar o quanto a inserção dos jogos e brincadeiras em seu cotidiano escolar são importantes para o desenvolvimento de um ser completo,porém inexperiente, como é a criança. Seu método de utilização aqui abordado foi a pesquisa bibliográfica que consiste em realizar uma extensiva leitura em diversas obras, textos entre outros de modo a se realizar analiticamente uma reflexão acerca do que já foi produzido. Seus resultados mostraram que os professores devem estar cientes das contribuições do lúdico para o desenvolvimento de habilidades,e que o aspecto lúdico voltado para as crianças facilita a aprendizagem e o desenvolvimento integral nos aspectos físico, social, cultural, afetivo e cognitivo.


Palavras-chave: Jogos, Brincadeiras, Educação Infantil.
.















1- INTRODUÇÃO


A brincadeira expressa à forma como a criança reflete, ordena, desorganiza, destrói e reconstrói o mundo a sua maneira. É também um espaço e emtempo onde a criança pode expressar de modo simbólico, suas fantasias, seus desejos, medos, sentimentos que vivem. A capacidade de brincar abre, para a criança, uma possibilidade de decifrar dos “enigmas” que a rodeiam. É brincando que a criança conquista sua autonomia estabelece relações entre o mundo real e o imaginário e desenvolve habilidades necessárias a sua aprendizagem com a linguagem, oraciocínio lógico, as noções de tempo e espaço. É através das brincadeiras que acriança estabelece diferença entre o mundo real e o imaginário, possibilitando demonstrar sua personalidade de conhecer melhor a si mesma e aos outros que estão a sua volta.
O presente estudo tem por objetivo geral, ressaltar a importância do brincar, como iniciativa prazerosa, para o desenvolvimento da criança, mostrandoo quanto os jogos e as brincadeiras são importantes para o desenvolvimento de um ser completo, porém inexperiente, como é a criança. Esta precisa de meios motivadores para se evoluir constantemente. De acordo com os objetivos que motivaram a presente pesquisa, foi possível compreender a extraordinária contribuição dos jogos e das brincadeiras no desenvolvimento, não só da criança, mas do serhumana em geral. A importância deste trabalho consiste em demonstrar a relevância dos   jogos e brincadeiras   na educação infantil uma vez que, estes, encontram-se presente no cotidiano de cada um, além de ser algo necessário para seu desenvolvimento e aprendizagem e também pelo fato que os jogos e brincadeiras são recursos especializados para educar e socializar as crianças, pois essasatividades são veículos que possibilitam o crescimento e a aprendizagem, dando à criança a oportunidade de descobrir, aprender, desenvolver a autoestima, a criatividade, criar noções das importâncias das regras e dos papéis sociais. A metodologia que foi desenvolvida para este Trabalho de Conclusão de Curso, Tratou-se do levantamento, de pesquisa bibliografia fundamentada na reflexão de...