TCC Esbo O

1273 palavras 6 páginas
APRESENTAÇÃO
"Reconhecer o contributo da Matemática para a compreensão e resolução de problemas do Homem através dos tempos". "Relacionar etapas da história da matemática com a evolução da humanidade".

É sabido que a matemática é a ciência dos números e cálculos. Uma ciência que nos auxila na compreensão e resolução de problemas gerais do homem ao longo dos tempos. Deste modo as crianças desde o nascimento se encontram inseridas em uma ambiente onde os conhecimentos matemáticos são parte conjunta no seu crescimento. Desde cedo elas participam de uma série de fatos que envolvem números, assim como noções de espaço e relações entre quantidades, elas recorrem a contagem e operações para resolver problemas cotidianos, como conferir figurinhas, marcar e controlar os pontos de um jogo, repartir as balas entre os amigos, mostrar com os dedos a idade, manipular o dinheiro e operar com ele etc. De acordo com o RCNEI na educação infantil, as crianças utilizam recursos próprios, e pouco convencionais, desta maneira, diante da abordagem dos professores nas séries inciais em relação a matemática, percebe-se uma certa dificuldade em agregar valores aos alunos de forma lúdica, e de fácil entendimento para a fase infantil, tornando o estudo da matemática um tanto complexo.
Com base no artigo da autora Ivonete Sacramento, “vários autores, como Sara Pain, Alicia Fernández, Maria Lucia Weiss, chamam atenção para o fato de que o maior percentual de fracasso na produção escolar, de crianças encaminhadas a consultórios e clínicas, encontram-se no âmbito do problema de aprendizagem reativo, produzido e incrementado pelo próprio ambiente escolar”.
O que pode estar afetando o ensino e aprendizagem da matemática, seria, a abordagem dos professores, não direcionada para a fase da criança, o material disponibilizado, o preparo dos professores em se tratando de contribuir para a formação de cidadãos , capazes de pensar por conta própria, sabendo resolver problemas.

a

Relacionados

  • Esbo O TCC 2015
    2741 palavras | 11 páginas
  • Armazenamento de dados xml bechmark
    35228 palavras | 141 páginas
  • Resumos
    169053 palavras | 677 páginas
  • F52f6e82 5c44 42f1 8856 4c18a2c203a9 1
    181348 palavras | 726 páginas