Esbo O TCC 2015

2741 palavras 11 páginas
A Importância do Cadastro Único para os Programas Sociais.

Ana Paula Prezoto Coutinho – RA 3326019328
Elizetti L. de Souza Fermino – RA 3326019330
Mônica Nespoli Correia – RA 1299496159
.

Tutor Orientador- Jôsi Greffe Celina Antonia da Silva

Pirassununga
2015

1 – Justificativa

O Cadastro Único para Programas Sociais é o meio pelo qual o Governo Federal obtém as informações necessárias para caracterizar e orientar a população, as informações contidas por conta deste cadastro podem ser utilizadas também pelos governos estaduais e municipais. É por meio dele que se classificam as famílias que estão em situação de extrema pobreza ou de pobreza. O Cadastro Único se fortaleceu e, a cada ano, mais programas sociais voltados às famílias de baixa renda o utilizam para selecionar e acompanhar seus beneficiários.
No âmbito federal, ele é utilizado por diversos programas, além do Bolsa Família; Tarifa Social de Energia Elétrica; Brasil Alfabetizado; Carteira do Idoso; Carta Social; Telefone Popular; Programas Habitacionais (Ministério das Cidades); Isenção de taxas para concurso público; entre outros. Quem faz o Cadastro Único não significa que vai receber o benefício Bolsa Família, mas poderá ser inserida a algum outro programa citado acima. A seleção e o atendimento da família por esses programas ocorrem de acordo com os critérios e procedimentos de cada um deles.
A Instituição Central Bolsa Família de Porto Ferreira atende atualmente 30 famílias diretamente e 10 indiretamente, através de visitas domiciliares, entrevistas e reuniões grupais, no qual essas famílias estão em situação de vulnerabilidade social.
Observando os usuários e em diálogo com os mesmos surgiu o interesse de desenvolver o trabalho sobre o Cadastro Único e se este tem de alguma maneira, melhorado as condições de vida dessas famílias.

2 – Tema: A atuação do Assistente Social nos Programas Sociais

A atuação do Assistente Social

Relacionados