Tcc de engenharia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (254 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Ações para melhorar a disponibilidade dos equipamentos e reduzir custos de m-anutenção e reduzir custos de manutenção.
Segundo pesquisas realizadas pelaAbra-man(Associação Brasileira de manutenção-www.abraman.org.br),os custos com manutenção no país em 2001 representam 4,2% do PIB,totalizando 28 bilhões de dolares anuais ,e queaproximadamente 4% do faturamento bruto das empresas é gasto em ações de manutenção ,revelando que parte significativa do lucro pode estar sendo comsumida neste setor.
Nestes custosestão incorporados gastos com mão de obra ,peças sobressalentes ,contratação de serviços .Estão inclusos também custos com horas extras de funcionários devido a paradasimprevistas de máquinas causadas por manutenção corretiva e gastos adicionais para compra de materiais e serviços de manutenção em situaçoes de emergência .A inadequação dosplanos de inspeção e de manutenção preventiva ou implementação parcial ,associada à falta de sistemática para planejamento e programação dos serviços ,gera situações ondea equipe de manutenção não consegue intervir porque o equipamento não consegue intervir porque o equipamento não está disponivel.
Assim visando seguir tendências mundiaisna área de manutenção e implementar as melhores práticas,é possível desenvolver ações de engenharia de manutenção de maneira unificada apoiando-se nas modernasmetodologias e tecnologias existentes.

Algumas ações da engenharia de manutenção.
A engenharia de manutenção reúne um conjunto de ações para corrigir as deficiências e falhas dosetor do setor de manutenção.
A base das ações da engenharia de manutenção está diretamente vinculada ao ciclo de gerenciamento de manutenção , mostrado na figura abaixo.
tracking img