Tcc de diversos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2396 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução ao Cálculo do Custo de Capital – Conceitos e Exercícios © Ricardo P. Câmara Leal, 2008 Na avaliação de projetos e de empresas é necessário descontar os fluxos de caixa projetados por uma taxa que corresponda a seu risco. Como não há meios de se medir com qualquer precisão o risco dos fluxos de caixa, a solução prática mais comum é verificar qual é a taxa de retorno obtida ou esperadapelos financiadores da empresa ou de uma empresa com projetos similares. Há várias formas de financiamento, que podem ser grupadas em dois tipos básicos: dívida, em particular a de longo prazo, porque tratamos de projetos com duração de alguns anos, e o capital acionário. É comum que a taxa de desconto empregada seja a média ponderada do custo destas duas modalidades de capital. Os pesosnormalmente são as proporções esperadas de dívida de longo prazo e de capital acionário da empresa. Este número é chamado de retorno dos ativos, porque o ativo é entendido como uma carteira cujo valor é igual à soma dos valores de mercado do capital de terceiros e do capital acionário. A premissa é que o retorno dos ativos, como função do retorno daqueles que financiam os ativos, reflete o nível de riscodos ativos e, por isso, é a taxa de desconto apropriada. Retorno dos ativos ou taxa de desconto para projetos Custo esperado da dívida de longo prazo (%) Peso esperado da dívida de longo prazo (%) Custo esperado do capital acionário (%) Peso esperado do capital acionário (%)

=

×

+

×

Algebricamente, pode ser definido como:

Df Ef ff f f f Ra = Rd B ff Re B ff + V V
Um númeromuito próximo a este é o chamado de WACC (weighted average cost of capital) ou custo médio ponderado de capital. Algebricamente, o WACC pode ser definido como:

` a Df Ef f f f f f WACC = Rd B 1 @ τ B ff Re B ff + V V
Onde D/V é a proporção do endividamento de longo prazo, E/V é a proporção do capital acionário (equity), V=D+E, Rd é o custo esperado do endividamento para a empresa, Re é o custoesperado do capital acionário da empresa e τ é a alíquota marginal de impostos. O WACC, porém, embute uma pressuposição a respeito do nível da dívida e dos benefícios tributários gerados por ela (tax shields) e só pode ser empregado quando essa pressuposição for atendida. Esta discussão fica para mais tarde. Todos os componentes do retorno dos ativos são esperados, isto é, são projeções. É claroque se podem tomar valores históricos como estimativas, com a premissa implícita de que o futuro será igual ao que já aconteceu. A seguir vejamos como o custo esperado do capital

~ 1 ~ 

Introdução ao Cálculo do Custo de Capital – Conceitos e Exercícios © Ricardo P. Câmara Leal, 2008 acionário pode ser estimado e depois ilustraremos a aplicação dos demais parâmetros do retorno dos ativos pormeio de exercícios. Custo Esperado do Capital Acionário Este é o valor mais difícil, pois não é observado diretamente. A forma mais comum de se calcular o custo do capital acionário é pelo uso de um modelo aditivo de fatores de risco, cuja versão mais comum é o modelo de um fator, que por vezes é chamado de CAPM (de Capital Asset Pricing Model). Embora tecnicamente um modelo de um fator não sejao CAPM, na prática eles se confundem. O desenvolvimento teórico deste tipo de modelo é atribuído principalmente a William Sharpe, Prêmio Nobel de Economia.

Custo esperado do capital acionário (%)

= =

Remuneração básica sem riscos (taxa livre de riscos)

+

Prêmio pelo risco de investir no projeto (%)

Prêmio pelo risco de investir no projeto (%)

Prêmio pelo risco de investir nomercado de ações em geral

×

Coeficiente que indica quantas vezes mais (ou menos) arriscado que o mercado é o projeto (chamado de beta)

Algebricamente, o modelo de fator único (ou CAPM) pode ser representado pela equação abaixo:

Re = R f + β B Rm @ R f = R f + β BPRM
onde Rf é a taxa livre de risco da moeda considerada, Rm é o retorno esperado do mercado de ações e β representa a...
tracking img