Tcc contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2028 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CONTABILIDADE: PROJETO DE ADMINISTRAÇÃO INTEGRADA

UNIVERSIDADE DO VALE DO SAPUCAÍ
POUSO ALEGRE
2010

CONTABILIDADE: PROJETO DE ADMINISTRAÇÃO INTEGRADA

Projeto entregue a professora MS. Jane Silva para obtenção de nota parcial na disciplina de Metodologia.

UNIVERSIDADE DO VALE DO SAPUCAÍ
POUSO ALEGRE
2010

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3
2JUSTIFICATIVA 5
3 OBJETIVOS 6
3.1 Objetivo Geral 6
3.2 Objetivos Específicos 6
4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 7
4.1 Classificação da Ética 8
4.2 Conceito de Profissão 9
4.3 Vocação 9
4.4 De que depende uma verdadeira vocação? 10
4.5 Valores Profissionais 10
4.6 Ética e Honestidade 10
5 METODOLOGIA 11
6 CRONOGRAMA 12
7 ORÇAMENTO 13
8 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFIAS 14

INTRODUÇÃOO capitalismo selvagem ensinou que ética e lucro são conceitos incompatíveis. O mundo, no entanto, mudou e a economia globalizada tem demonstrado que a ética pode ser um elemento de valorização da empresa. A empresa que quiser competir com sucesso nos mercados nacional e mundial, será importante manter uma sólida reputação de comportamento ético.
No entanto, as evidências do mercadoempresarial são de profissionais com inúmeras duvidas sobre o conceito de ética. Em todo momento se questionam o que é ético e o que não é.
"A ética é daquelas coisas que todo mundo sabe o que são, mas que não são fáceis de explicar, quando alguém pergunta”. (VALLS, 1993, p.7)
Segundo o Dicionário Aurélio Buarque de Holanda, ética é "o estudo dos juízos de apreciação que se referem à condutahumana susceptível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente à determinada sociedade, seja de modo absoluto”.
A ética está relacionada à opção, ao desejo de realizar a vida, mantendo com o outro, relações justas e aceitáveis. Ela está fundamentada nas idéias de bem e virtude, enquanto valores perseguidos por todo ser humano e cujo alcance se traduz numa existênciaplena e feliz.
A ética profissional se inicia com a reflexão. Ao escolher a profissão, os deveres profissionais obrigatórios, vêm juntos.
Ao completar a formação em nível superior, o individuo faz  um juramento, que significa seu comprometimento profissional. Isso caracteriza o aspecto moral da ética profissional. Infelizmente, atualmente quase todos os jovens quando escolhem sua carreira, ofazem diante da perspectiva financeira e não por vocação ou pelos deveres e valores.
Uma das áreas mais carentes, no que diz respeito à aplicação da ética é o do trabalho e exercício profissional. Enquanto a ética profissional está voltada para as profissões, os profissionais, associações e entidades de classe do setor correspondente, a ética empresarial atinge as empresas e organizações emgeral.
A empresa necessita desenvolver-se de tal forma que a ética, a conduta ética de seus integrantes, bem como os valores e convicções primários da organização se tornem parte de sua cultura. (Arruda at all. 2001)
A ética empresarial trata de uma área do empreendimento humano cujos praticantes, na sua maioria, não gozam de um estatuto profissional, e de cujos motivos muitas vezes se pensa(e se diz) serem muito pouco nobres. A cobiça (anteriormente "avareza") é muitas vezes citada como o único motor da vida empresarial.
A expressão “ética empresarial” está sendo cada vez mais aceita e utilizada na acepção de conjunto de preceitos morais e de responsabilidade social a serem observados pelas organizações conhecidas como empresas.

JUSTIFICATIVA

A cadadia que se passa o meio profissional e empresarial se torna mais competitivo. E por conta deste crescimento, muitos profissionais tendem a se especializar e sempre procurar algo melhor em sua vida profissional.
Devido a esta competitividade, vários profissionais estão sempre atentos a novas promoções no mercado de trabalho, muitos deles aceitam algo melhor mesmo que o trabalho que for...
tracking img