Violencia policial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1024 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Violência Policial

Richard Hobold da Rosa

Professor Jonas Alves
Disciplina Violência Policial, Impunidade e Sofrimento
Aupex

Resumo

A violência policial, apesar de todo combate, ainda hoje está presente nos maiores centros populacionais do Brasil. Surgindo na década de cinqüenta e firmando-se durante a ditadura militar, vários grupos policiais se tornaram verdadeiras máquinas dematar. Após o fim da ditadura os grupos diminuíram e se tornaram mais discretos, mas ainda fazem parte da sociedade. Sociedade esta que também é responsável pela existência desta polícia violenta, pois legitimou o uso desta força ilegal. Este cenário já foi visto em outros países e pode servir de exemplo para acabar com esta prática que só aumenta a criminalidade.

(Palavras-chave: Violência;Impunidade; Sofrimento; Polícia; Milícias.)

Introdução

Nos últimos anos presenciamos a criação das milícias e grupos de extermínio, que falsamente se julgam justiceiros. O que mais assusta é que a origem destes grupos, na maioria das vezes, é a própria força policial. Muitos destes eram membros de grupos especiais da polícia, amplamente conhecidos pelo uso excessivo da força¹.
Estesgrupos especiais acabaram por ganhar reconhecimento da população em geral e também do próprio Governo, como solução para a onde de crimes, principalmente os mais violentes. No entanto, apesar da aparente sensação de segurança, os números absolutos só aumentaram com o passar dos anos², e começam a diminuir apenas no fim da décadaª.

Legitimação da Violência
As forças policiais têm comoprincípio ser o instrumento pelo qual o Estado usa de força física para preservar a segurança e ordem pública. O ato de violência acontece quando o policial utiliza a força para fins ilegais ou, utiliza a força legalizada, no cumprimento do dever, mas de forma excessiva.
Com o aumento crescente dos grupos criminosos, e estes ganhando o domínio dos grandes centros populacionais, a polícia, oEstado e até mesmo a população em geral, criou uma idéia de que o combate a estes grupos devia ser mais enérgico. Foram criados assim os grupos táticos para o combate a estes criminosos altamente perigosos dando origem a diversos atos de violência policial ‘legalizada’.
A taxa de mortes pela polícia aumentou drasticamente gerando a sensação de ‘limpeza’ das ruas e principalmente dasfavelas. No entanto, isso gerou um efeito dominó, onde os grupos criminosos passaram revidar com mais violência, sabendo que a polícia agora adotara a política de “não adotar rendição”.
Este cenário gerou uma sensação de guerra urbana, um crescente uso de violência pela polícia e dos grupos criminosos. Por fim vemos que os grupos milicianos e grupos de extermínio tomaram para si o uso da força,direito este do Estado, e passaram atuar de forma ilegal em várias localidades do Brasil.
Existe uma raiz cultural neste processo, culpa talvez de Governos incapazes e uma sociedade desinformada. Durante vários Governos estes grupos policiais tiveram apoio incondicional por parte do Estado, assim como da população que via com bons olhos a filosofia de “bandido bom é bandido morto”. O quenunca é mencionado é que esta parcela da sociedade que tanto apoiou esta prática não era a que sofria a conseqüência direta do aumento da violência policial. As populações de mais baixa renda acabavam sofrendo com o aumento da violência policial e criminal.

Tratamento da Violência

Obviamente não se pode exigir uma mudança em curto prazo do uso da força policial. O Estado precisa responder deforma adequada aos atos criminais com o intuito de reprimir esta violência. A segurança pública não pode ser retroalimentada utilizando dos mesmos meios bárbaros utilizados pelos grupos criminosos. Por mais injusta que pareça esta luta, a polícia sempre estará em desvantagem neste aspecto, e tanto as forças policiais e a sociedade devem entender este dilema.
A realidade Brasileira ainda é...
tracking img