Tcc construlev

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 37 (9117 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CAPÍTULO 1 - APRESENTAÇÃO DA EMPRESA

1. - A Empresa:
Fundada em 1977 por Adalton Modesto, no bairro de Vila Prudente (SP), atuando no segmento de confecção de máquinas e moldes para EPS (isopor).
No ano de 1980, a Construlev iniciou as atividades voltadas para injeção de EPS e apostou no segmento de moldagem de EPS. Em 1983, alcançou o sucesso com a fabricação e vendas de peçasmoldadas, tendo a necessidade de expandir sua área fabril, mudando-se para o bairro de Itaquera (SP) com o objetivo de se manter no mercado de forma competitiva. Em 2001, a Construlev é certificada NBR ISO 9002:1994.
A Construlev é hoje uma empresa de médio porte e tem forte atuação junto à indústria eletroeletrônica, em processos diferenciados de entregas, como just-in-time, lead-time,programações antecipadas, etc.
No seguimento da construção civil, produz soluções para enchimento de lajes unidirecionais, nervuradas in loco, etc.
Por ser totalmente verticalizada no processo desde a fabricação do polímero, equipamentos de última geração e transformação do produto final, a Construlev tem todas as condições técnicas e também comerciais para oferecer um produto de qualidadea seus clientes.
1.2 - Missão:
A Construlev empenha-se constantemente na busca da excelência tecnológica, para melhor atender às expectativas dos clientes e colaboradores, visando assim alcançar a melhoria contínua da qualidade de seus produtos; fortalecendo a parceria com seus fornecedores
1.3 – O que é EPS
EPS é a sigla internacional do Poliestireno Expandido, de acordo com adefinição da norma DIN ISO-1043/78. O material foi descoberto em 1949 pelos químicos Fritz Stastny e Karl Buchholz, quando trabalhavam nos laboratórios da Basf, na Alemanha. No Brasil, é mais conhecido como “Isopor ®”, marca registrada da Knauf que designa, comercialmente, os produtos de poliestireno expandido vendidos por esta empresa.

O EPS é um plástico celular rígido, resultado dapolimerização do estireno em água. O seu processo produtivo não utiliza e nunca utilizou o gás CFC ou qualquer um de seus substitutos. Como agente expansor para a transformação do EPS, emprega-se o pentano, um hidrocarboneto que se deteriora rapidamente pela reação fotoquímica gerada pelos raios solares, o que não compromete o meio ambiente.


O produto final são pérolas de até 3 milímetrosde diâmetro, que se destinam à expansão. No processo de transformação, essas pérolas aumentam em até 50 vezes o seu tamanho original, por meio de vapor, fundindo-se e moldando-se em formas diversas. Expandidas, as pérolas apresentam em seu volume até 98% de ar e apenas 2% de poliestireno. Em 1m³ de EPS expandido, por exemplo, existem de 3 a 6 bilhões de células fechadas e cheias de ar. Os produtosfinais de EPS são inodoros, não contaminam o solo, água e ar, são 100% reaproveitáveis e recicláveis e podem voltar à condição de matéria-prima.


O EPS tem inúmeras aplicações em embalagens industriais, artigos de consumo (caixas térmicas, pranchas, porta-gelo etc.) e agricultura. É na construção civil, porém, que sua utilização é mais difundida, por ser um material isolante, resistentee de extrema leveza.


1.4 - O EPS em relação ao meio ambiente:

• O EPS é 100% reciclável e reaproveitável.
• A fabricação e utilização do EPS não geram risco à saúde ou ao meio ambiente.
• Não causa danos à camada de ozônio (não usa e nunca usou CFC nem HCFC no processo de fabricação).
• Não contamina o solo, o ar ou a água.
• Fungos e bactérias não se proliferam noEPS.

Quimicamente, o EPS consiste de só dois elementos, o carbono e o hidrogênio. Não contém qualquer produto tóxico para o ambiente e camada de ozônio (está isento de CFCs). O gás contido nas células é o ar.


Por se tratar de um plástico e ser muito leve, o processo de fabricação consome pouca energia e gera pouquíssimos resíduos sólidos ou líquidos. O gás expansor...
tracking img