Tcc academia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3782 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A COMPETITIVIDADE DO SETOR DE ACADEMIAS DE GINÁSTICA EM SALVADOR
Danton Braga Dias Scaldaferri* Vagner de Albuquerque Matos*

Orientadora: Profa. Carolina Spínola**

Resumo Este artigo analisa a competitividade do setor de academias de ginástica em Salvador. É parte integrante de trabalho de conclusão de curso com o mesmo tema que relata as principais características do setor e como, em seuinterior, acontece a interação entre os fatores competitivos considerados no modelo das “Cinco Forças” de Michael Porter. A intensidade da rivalidade neste mercado é crescente, exigindo das academias um alto grau de diferenciação no seu mix de produtos e serviços para se manterem competitivas.

Introdução

A prática da atividade física está intimamente ligada com a história do homem, desde suaorigem. As diversas mudanças econômicas, sociais e culturais pelas quais o ser humano passou no decorrer de milhões de anos afetaram profundamente sua percepção da atividade física, da saúde e do seu próprio corpo. O movimento, ou seja, o ato físico, constituía a base de todas as atividades humanas no período pré-histórico. Naquela época movimentar-se era uma questão de sobrevivência. A dança, aluta e os jogos foram atividades que marcaram as civilizações, desde a antiguidade. Com o processo de sedentarização do homem e o aumento do seu espaço ocioso, as atividades físicas que, até então, eram praticadas apenas por razões utilitárias, guerreiras ou ritualísticas, passaram a possuir uma concepção esportiva. (OLIVEIRA, 1983).

A Grécia Antiga marcou o início autêntico da história daEducação Física. A mente, o espírito e a sabedoria, em aliança com o corpo, influenciavam marcadamente a cultura grega. A preocupação exacerbada com a estética corporal é outro ponto característico dessa cultura, valorizando a busca por corpos esbeltos, como vemos nas academias de ginástica hoje em dia. (OLIVEIRA, 1983; MORAES, 2007). A diminuição dos espaços livres onde pudessem ser praticadasatividades físicas – fenômeno ocasionado pelo crescimento das cidades - aliada a uma disponibilidade de tempo menor e mudanças de paradigmas da população com relação à saúde e ao corpo, fizeram surgir as academias de ginástica atuais. A partir da década de 90, várias mudanças nos hábitos de vida das pessoas, como má alimentação, novos meios de transporte, sedentarismo, obesidade, aumento de doençascrônicas, entre outros, fez surgir uma nova roupagem da ginástica no Brasil. Impulsionados pelos que procuram melhor qualidade de vida e saúde e por aqueles que almejam padrões estéticos valorizados pela sociedade cresce um mercado, conhecido como o mercado de fitness1. Dentro deste contexto, Academias de Ginástica são “centros de atividades físicas onde se presta um serviço de avaliação, prescrição eorientação de exercícios físicos, sob supervisão direta de profissionais de educação física”. (TOSCANO, 2001, p. 41) Apesar do grande crescimento deste mercado no Brasil, o setor ainda é carente de um acompanhamento estatístico periódico que possa balizar as decisões dos gestores e atrair novos investimentos. O objetivo primordial deste artigo é estudar a competitividade das academias deginástica na cidade do Salvador e a possibilidade de entrada de novos concorrentes no setor. Está subdividido em cinco partes: introdução, classificação e características do setor, referencial teórico, estudo de caso e conclusão.

Características e Classificação das Academias de Ginástica

1

Fitness é a denominação do mercado que trabalha com toda rede de produtos e serviços voltados para atividadefísica, assim como: produção e manutenção de equipamentos, vestuário e prestação de.serviços.

A Academia de Ginástica (ou Fitness) é integrante do segmento de serviços, estabelecendo conexões com três outros setores que são: estética, entretenimento e saúde. O mercado para esse tipo de atividade está passando por um período de crescimento, visto que o fato de abordar três elementos (saúde,...
tracking img