Tca04 Abacaxi

3443 palavras 14 páginas
PARTIÇÃO DE FITOMASSA EM ABACAXIZEIRO
1
E QUALIDADE DA ÁGUA DE IRRIGAÇÃO
Miguel Barreiro Neto2, Pedro Dantas Fernandes3, José Teotônio de Lacerda4
Elson Soares dos Santos4 e Ivan Sérgio Campos Fontinéli5

A

qualidade da água é um dos fatores que tem reduzido ou impossibilitado a expansão da fruticultura no Nordeste do Brasil, pois muitas áreas com elevado potencial de cultivo são abastecidas por fontes de qualidade inferior para a irrigação. Essa situação se agrava pelo fato da Região apresentar altas taxas de evapotranspiração e pluviosidade insuficiente para uma lavagem adequada dos sais, favorecendo o processo de salinização dos solos.
Águas consideradas como inadequadas para a irrigação podem ser usadas com sucesso no cultivo de determinadas plantas, sem maiores conseqüências a longo prazo para culturas e solo, desde que sejam utilizadas práticas de manejo culturais adequadas. A possibilidade de uso de águas salinas na irrigação deve ser considerada como uma alternativa viável e importante, considerando-se a escassez em muitas regiões, expectativa também demonstrada por
Rhoades et al. (1992). Por isto, é importante o estudo do comportamento das culturas quando irrigadas com águas salinas.
Mesmo na abacaxicultura irrigada, ainda ocorrem perdas de produção, com graves prejuízos para os

produtores, principalmente à época do período seco, devido ao racionamento na utilização da água disponível, com a priorização do seu uso para consumo humano. Desta forma, torna-se urgente alcançar formas de utilização, no cultivo irrigado, de águas menos comprometidas com o consumo humano e que se apresentem com menor possibilidade de afetar a capacidade de produção e a qualidade dos produtos.
A avaliação dos índices de crescimento e desenvolvimento da planta sob diferentes condições de salinidade da água de irrigação permite identificar se a partição dos fotossintatos entre as diferentes partes da planta ocorreu privilegiando a quantidade de matéria seca total ou a
produção

Relacionados