TAYLORISMO

1158 palavras 5 páginas
TAYLORISMO

1. Como Taylor denomina o sistema de trabalho existente no seu tempo? Quais eram suas características? Quais eram as críticas colocadas por Taylor?

Denomina “iniciativa e incentivo”. Taylor analisa administração tradicional de seu tempo, onde os operários ficavam livres para definir por si mesmos os métodos mais econômicos para realização do trabalho. O incentivo ao funcionário ocorria sob a forma de premiação aos funcionários de acordo com sua iniciativa, considerando para isto itens como melhor esforço, inteligência, boa vontade e produção e podia ser uma elevação salarial, redução de horas de trabalho, um prêmio, uma gratificação ou mesmo uma melhoria nas condições de trabalho. Consideração pessoal, reconhecimento e tratamento mais amigável também compunham este método. A critica de Taylor está no fato de que, segundo ele, a administração não poderia depender da iniciativa operária, o controle do trabalho e de todo processo produtivo deveria sim permanecer nas mãos do administrador.

2. Em que consiste a análise científica do trabalho? Qual é o seu objetivo?

Em um estudo do movimento elementar de cada operário, identificando em cada movimento aqueles que são úteis e quais podem ser descartados, aumentado desta forma a concentração de trabalho, conseguindo assim aumentar a produtividade de cada funcionário.

3. O que propõe o primeiro princípio taylorista?

A interferência e disciplina do conhecimento operário sob o comando administrativo da gerência. Esta gerência deveria adquirir, organizar e centralizar os conhecimentos passados do processo produtivo passando aos funcionários apenas as informações que lhe dizem respeito à execução de suas tarefas.

4. O que estabelece o segundo princípio da OCT?

Estabelece a seleção o treinamento de funcionários. Sob a coordenação da gerência, os trabalhadores são selecionados e treinados da forma necessária à realização das tarefas, levando mais conta as habilidades pessoais específicas, não

Relacionados