Taylorismo e fordismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1505 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Apresentação
No início do século XX, foi desenvolvida a chamada Escola da Administração Científica que buscava, inicialmente, a eficiência na indústria através da racionalização do trabalho operário.
A Administração científica é uma abordagem de baixo para cima (operário → supervisor → gerente) e das partes (operários e cargos) para o todo (organização empresarial). Trata-se da atenção para ométodo de trabalho, para os movimentos necessários à execução de uma tarefa e o tempo padrão estipulado para sua realização. Todo esse cuidado minucioso e cheio de detalhes, tornou possível a especialização do operário e o reagrupamento dos movimentos, operações, tarefas e cargos. Dessa forma, passa a se constituir a Organização Racional do Trabalho (ORT). Surge assim o movimento taylorista.
AORT estava baseada em uma análise racional de trabalho, onde o homem era cronometrado em cada fase do trabalho evitando-se, assim, movimentos inúteis e longos. Pode-se afirmar que a ORT consistia nos seguintes aspectos:

Análise do trabalho e estudo de tempos e movimentos;
Estudo da fadiga humana,
Divisão do trabalho e especialização do operário;
Desenho de cargos e tarefas;Incentivos salariais e prêmios de produção;
Condições de trabalho;
Padronização;
Supervisão funcional.


Taylorismo
O movimento taylorista foi desenvolvido pelo engenheiro e economista americano Frederick W. Taylor (1856 – 1915) e caracterizava-se pela racionalização do trabalho. O taylorismo recebeu esse nome por se tratar de um método de planejamento e controle dos tempos e movimentosno trabalho.
Na época, o sistema que vigorava era o de pagamento por peça ou por tarefa. Os patrões procuravam ganhar o máximo na hora de fixar o preço da tarefa, ao passo que os operários reduziam o ritmo da produção para compensar o pagamento por peça determinado pelos patrões. Diante disso, Taylor passou a estudar o problema de produção a fim de encontrar uma solução que atendesse tanto aospatrões como aos empregados.
Assim, Taylor reduziu o homem a gestos e movimentos, impossibilitando-o de desenvolver atividades mentais e que, depois de uma aprendizagem rápida, funcionava como uma máquina. Para Taylor, o homem podia ser programado, sem possibilidade de alteração, em função da experiência, das condições ambientais e das técnicas organizacionais.
O primeiro período de Tayloracontece com o lançamento de seu livro Shop Management (1903), no qual fala sobre as técnicas de racionalização do trabalho do operário, através do Estudo de Tempos e Movimentos (Motion-time Study). Começou por baixo, junto aos operários de nível de execução realizando assim um trabalho de análise das tarefas de cada operário, dissecando seus movimentos e processos de trabalho a fim de aperfeiçoá-los eracionalizá-los. Com isso, pode verificar que o operário médio com o equipamento disponível, produzia muito menos do que era potencialmente capaz.
Assim, concluiu que se o operário mais produtivo percebe que recebe a mesma remuneração que seu colega menos produtivo, acaba por se acomodar, perdendo o interesse e consequentemente não produzindo de acordo com sua capacidade. Surge assim anecessidade de criar condições de pagar mais ao operário que produz mais. Essa foi a forma encontrada para obter a colaboração dos operários: o apelo aos planos de incentivos salariais e de prêmios de produção, baseado no tempo padrão (eficiência = 100%) e na convicção de que o salário constitui a única fonte de motivação para o trabalhador, gerando assim o conceito do homem econômico (homo economicus).Em Shop Management, Taylor afirma que:

O objetivo da Administração é pagar salários melhores e reduzir custos unitários de produção.
Para realizar esse objetivo, a Administração deve aplicar métodos científicos de pesquisa e experimentos para formular princípios e estabelecer processos padronizados que permitam o controle das operações fabris.
Os empregados devem ser cientificamente...
tracking img