Taylorismo e fordismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (486 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Taylorismo e Fordismo

Os sistemas produtivos foram se aprimorando desde o inicio do capitalismo. No início do século XX duas formas de organização de produção indústria provocaram mudançassignificativas no ambiente fabril: o taylorismo e o fordismo. Esses dois sistemas visavam à racionalização extrema da produção e consequentemente, à maximização da produção e do lucro.
O engenheiro mecânicoamericano Frederick Winslow Taylor propôs a aplicação de princípios científicos na organização do trabalho, buscando maior racionalização no processo produtivo. Este conjunto de métodos para aprodução industrial ficou conhecido como taylorismo. De acordo com Taylor, o funcionário deveria apenas exercer sua função em um menor tempo possível durante o processo produtivo, não havendo necessidade deconhecimento da forma como se chegava ao resultado final.
Sendo assim, o taylorismo aperfeiçoou o processo de divisão técnica do trabalho, sendo que o conhecimento do processo produtivo eraresponsabilidade única do gerente, que também fiscalizava o tempo destinado a cada etapa da produção. Outra característica foi a padronização e a realização de atividades simples e repetitivas. Taylorapresentava grande rejeição aos sindicatos, fato que desenvolveu diversos movimentos grevistas.
Henry Ford foi o primeiro a aplicar em sua fabrica o modelo proposto por Taylor. Ford, por sua vez, aperfeiçoouo sistema de organização de Taylor, seu sistema é chamado de fordismo. A iniciativa de Ford inaugurou uma nova fase na produção industrial, pois melhorou muito os resultados da produção.
Na fábricade automóveis produziam-se apenas um modelo de carro, com uma única cor, única potencia, totalmente padronizado. Foi estabelecida uma jornada de 8 horas diárias, o que, para a época, era muitoatrativo, pois em outros lugares não tinhas uma jornada fixa, com um salario de 5 dólares por dia, o suficiente para prover as necessidades do trabalhador e restar um pouco para o lazer. A principal...
tracking img