Taylor e Fayol

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (672 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
 TEORIAS DE TAYLOR E FAYOL

UNATEC - BARREIRO
GESTÃO DA QUALIDADE
Modelos e Estruturas Empresariais
Professor
Danilo Eduardo de Aguiar

A revolução industrial introduz um novo modo deproduzir que inclui, dentre outras características, o trabalho coletivo, a perda do controle do processo de produção pelos trabalhadores e a compra e venda da força de trabalho. Neste contexto, no finaldo século XIX e início do século XX apareceram os primeiros trabalhos tratando da administração com o objetivo de racionalização do trabalho.
A Teoria da Administração Científica iniciada porFrederick W. Taylor (1856 – 1915) fundamenta-se na aplicação de métodos da ciência positiva, racional e metódica aos problemas administrativos, a fim de AL metódico aos problemas administrativos, a fim dealcançar a máxima produtividade. Essa teoria provocou uma verdadeira revolução no pensamento administrativo e no mundo industrial. Para o aumento da produtividade propôs métodos e sistemas deracionalização do trabalho e disciplina do conhecimento operário colocando-o sob comando da gerência; a seleção rigorosa dos mais aptos para realizar as tarefas; a fragmentação e hierarquização do trabalho.Investiu nos estudos do tempo e movimentos para melhorar a eficiência do trabalhador e propôs que as atividades complexas fossem divididas em partes mais simples facilitando a racionalização epadronização. Propõe incentivo salarial e materiais de onde surge o termo “homoeconomicus”.
Henry Ford, em 1913, aplica a tecnologia da linha de montagem na fabricação de automóveis. Utiliza os mesmosprincípios desenvolvidos pelo Taylorismo, porém trata-se de “uma estratégia mais abrangente de organização da produção que envolve extensa mecanização, como uso de máquinas-ferramentas especializadas,, linhade montagem e de esteira rolante e crescente divisão do trabalho, O modelo taylorista/fordista difundiu-se no mundo e influenciou fortemente todos os ramos da produção. Há algumas décadas, vem-se...