Taxa selic

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (492 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Taxa Selic


O Selic (Sistema Especial de Liquidação e Custódia) é um sistema informatizado que foi criado para gerenciar a emissão e a negociação dos títulos públicos emitidos pelo TesouroNacional.
Esses títulos públicos é uma espécie de empréstimo que o governo faz com pessoas físicas e jurídicas, ou seja, é uma nota promissória ou um empréstimo que o governo faz às pessoas, onde, diz,a estas,
que vai pagar o dinheiro que elas emprestaram a ele em um tempo determinado a uma taxa de X% de juros. A média diária dessa taxa de X% de juros chama-se taxa Selic, e serve de referênciapara todas as outras taxas que existem na nossa economia.
Um exemplo disso são as operações feitas entre os bancos, sendo estas consideradas, umas das operações mais seguras do mercado, quefunciona assim, os bancos emprestam dinheiro entre si por apenas um dia, e oferecem seus títulos públicos como garantia do empréstimo. Assim, bancos devedores conseguem cobrir buracos no orçamento, e bancoscredores conseguem lucrar com essas negociações de baixíssimo risco. Mas, se essas operações mais seguras, utilizam como garantia os títulos públicos, e esses títulos têm seus juros baseados na taxaSelic, com certeza todas as operações mais arriscadas irão tomar a taxa Selic como referência para fazer o cálculo das suas taxas, e assim, essa taxa se torna referência para todas as taxas da economiabrasileira, que é a tal “taxa básica de juros”.
No Brasil, a taxa Selic, é a taxa de financiamento no mercado interbancário para operações de um dia, que possuem garantias em títulos públicosfederais, que são listados e negociados no Sistema Especial de Liquidação e de Custódia, e é também conhecida como a taxa média do over que regula diariamente as operações interbancárias, onde reflete ocusto do dinheiro para empréstimos bancários, com base na remuneração dos títulos públicos, onde é usada para operações de curtíssimo prazo entre os bancos, que, quando querem tomar recursos...
tracking img