TATRAA

582 palavras 3 páginas
Humanismo
Humanismo ou Pré-Renascimento, marca por um período de transição e de grandes transformações em Portugal e no mundo. O Humanismo funcionará como um período de transição entre duas posturas. Por isso, a arte da época é marcada pela convivência de elementos espiritualistas ( teocêntricos ) e terrenos ( antropocêntricos ). Criou-se na Itália, no fim do séc. XIV. Tendo como percurso Dante Alighieri, Francesco Petrorca e Bocaccio. Promoveram o resgate e a divulgação de autores Greco-Romanos (cujo textos, muitas vezes, desconhecidos, restavam em bibliotecas e monastérios medievais)
Características:
Desenvolvimento do Comercia;
Surgimento da Burguesia;
Grandes Navegações;
Revalorização da Cultura Clássica;
Invenção da Imprensa ;
Revalorização do pensamento de Platão “Neoplatonismo”.
Em Portugal esse movimento literário teve sua origem histórica marcada pela Revolução de Avis, ocorrida após a morte de d. Fernando.

O termo “Humanismo” carrega várias acepções, conforme o campo de conhecimento
“Humanismo Secular - Filosofia – O homem é a medida de todas as coisas “ :
Uso da razão;
Certeza de que dogmas;
Busca da satisfação, do desenvolvimento e da criatividade, para o indivíduo e para a humanidade em geral;
Busca por princípios viáveis de conduta ética;
Busca constante pela verdade objetiva.

Classicismo
Classicismo, ou Quinhentismo (século XV) é o nome dado ao período literário que surgiu na época do Renascimento (Europa séc. XV a XVI). Um período de grandes transformações culturais, políticas e econômicas.
Vários foram os fatores que levaram a tais transformações, dentre eles a crise religiosa (era a época da Reforma Protestante, liderada por Lutero), as grandes navegações (onde o homem foi além dos limites da sua terra) e a invenção da Imprensa que contribuiu muito para a divulgação das obras de vários autores gregos e latinos (cultura clássica) proporcionando mais conhecimento para todos.
Características do

Relacionados