Taticas do xadrex

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2025 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DA REGIÃO SERRANA
INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR
FACULDADE DA REGIÃO SERRANA

EMANUELLY SANTOS MAYER

TAREFA MÓDULO 6 – ESTRATÉGIAS E TÁTICAS

SANTA MARIA DE JETIBÁ
2011
EMANUELLY SANTOS MAYER

TAREFA MÓDULO 6 – ESTRATEGIAS E TÁTICAS

SANTA MARIA DE JETIBÁ
2011
1 CITE 5 TIPOS DE DEFESA A UM ATAQUE.

Existem cinco tipos de defesa que podemos utilizarquando uma das peças está sendo ameaçada por um ataque iminente do oponente, sendo elas:
1 – A fuga
2 – A cobertura
3 – A captura
4 – A proteção
5 – Contra-ataque

A fuga é utilizada para fugir do oponente, ou seja, posicionar a peça ameaçada a uma casa que não esta sendo atacada.

Quando utilizamos outra peça para cobrir a peça ameaçada estamos utilizando a defesa da cobertura, ouseja, posicionando outra peça a frente da que está ameaçando, obstruindo assim a ação da peça atacante sobre a peça atacada, ou seja, utilizando a interposição de outra peça para proteger a que está sendo ameaçada. Essa defesa não é utilizada sobre um ataque de cavalo ou quando for de ataque imediato com rei ou peão.

Como o nome diz, a captura é utilizada quando a peça que está atacando écapturada, seja pela peça ameaçada ou por outra peça.

A proteção acontece quando posicionamos uma peça protegendo/apoiando a peça ameaçada. Se o oponente capturar a peça que estava ameaçando, a peça que estava servindo de proteção/apoio poderá capturá-lo.

O contra-ataque é quando utilizamos outra peça para atacar o oponente, o qual deverá optar em defender a peça que está sobre ameaça ou capturar apeça que esta ameaçando. O contra-ataque deve ser realizado a uma peça de igual ou maior valor a que esta sendo atacada e se tem apoio de outra peça de seu grupo.

2 CITE DOIS TEMAS TÁTICOS PRESENTES NAS PARTIDAS DE XADREZ.

Nas partidas de xadrez estão presentes quatro temas táticos, entre eles podemos destacar dois temas:
1 – Cravada ou cravo
2 – Ataque a descoberto

A Cravada ou cravoé realizada quando a movimentação de uma peça priva/impossibilita o movimento da peça inimiga imobilizando-a, sendo que a peça cravada não poderá ser movimentar, pois atrás dela seja em uma fileira, coluna ou diagonal existe uma peça de maior valor que poderá ser capturada.

Nesse tema existem dois tipos de cravada, a cravada absoluta, a qual a peça cravada defende próprio rei e a cravadarelativa, onde a peça defendida tem maior valor que a atacada. O tipo mais poderoso de cravada é a cravada absoluta que envolve o rei, pois não podemos deixar o rei em xeque.

Porém somente os bispos, torres e damas poderão realizar essa manobra. Existindo três elementos para uma cravada:
- A peça que faz a cravada
- A peça que é cravada
- E a peça defendida pela peça cravada

Já o Ataque adescoberto é utilizando quando atacamos uma peça do adversário com uma peça que não se move, desta maneira quando retiramos a peça que bloqueava a ação do oponente, o caminho fica desobstruído (livre), deixando uma linha descoberta e que poderá ser utilizada para atacar outra peça. Tendo duas peças atacando o adversário, proporcionando uma situação de difícil defesa.

3 O QUE É GARFO?EXEMPLIFIQUE.

O garfo é uma manobra tática, a qual uma peça ataca simultaneamente duas ou mais peças ou casas chaves do oponente ao mesmo tempo. Caso o oponente não tenha defesa o resultado é ganha material. O garfo é um recurso que o jogador atacado enfrenta dificuldade em encontrar uma solução para resolver as duas ameaças impostas de uma vez. Pois é comum que uma das peças atacadas seja capturada. Oscavalos são muito eficientes em criar garfos, pois eles atacam sem ser atacados, o qual ataca casas de cores opostas ao que se encontra, porém todas as peças podem realizar o garfo.

Desta maneira, podemos concluir que os garfos são utilizados para capturar peças desprotegidas em um ataque simultâneo de uma peça a duas peças adversárias.

Um exemplo é o garfo de peão.
[pic] |a |b |c |d |e |f...
tracking img