tarefacomplementar1

535 palavras 3 páginas
Como o Computador e as Linguagens de Programação podem ser usados como ferramentas auxiliares para a Engenharia?
O computador trouxe uma ajuda considerável para o cálculo de estruturas. Sem ele, muito progresso em novas estruturas não poderia ser alcançado. De início, o computador foi usado somente para ”fazer contas” acelerando enormemente a velocidade dos cálculos. Tabelas que eram feitas penosamente, com muitas horas de trabalho, com o risco de serem cometidas falhas, hoje podem ser preparadas em questão de segundos.
O progresso foi tão grande que muitas tabelas, que eram de uso obrigatório por qualquer engenheiro, ficaram totalmente fora de uso. Tornou-se mais fácil calcular diretamente a grandeza tabelada, sem necessidade de interpolar, do que consultar a tabela e dela extrair o valor procurado.
No mercado atual, não existe mais espaço para empresas que desenvolvam projetos sem o auxílio de computadores, pois os custos são elevados e os prazos são muito longos. Desta forma, o computador se tornou um instrumento indispensável para empresas que desejam competir neste mercado. Os alunos de graduação em engenharia devem ter esta visão da importância da programação para a vida acadêmica e para a carreira profissional.
Desta forma, os cursos de engenharia devem possuir obrigatoriamente disciplinas relacionadas aos conceitos de Computação, Algoritmos e Programação. Em geral, o enfoque destas disciplinas está na Lógica de Programação e sua aplicação direta em uma Linguagem de Programação Científica (C++, Pascal e outras). Em alguns cursos o aprendizado é feito através da Programação Estruturada (PE) e a geração de Aplicações Console e, em outros cursos, são ensinados os conceitos de Programação Orientada a Objetos (POO) e Programação Orientada a Eventos (POE) utilizando Interfaces Gráficas.
Surgiu com o computador uma nova especialidade: a dos produtores de "softwares". Sem os programas integrados, ninguém consegue projetar uma estrutura, por mais simples que seja.

Relacionados