Tarantella - trabalho completo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (871 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Nesse trabalho falaremos sobre a dança Tarantella ( Tarantela em português) ; que é uma dança tradicional internacional da Itália.
Caracterizada pela quantidade de voltas efetuadastrocando de direção, troca de casais , e que geralmente é conduzida por um cantor central e acompanhada por castanholhas ou tamborins (pandeiro).
Vamos tambem conhecer a origem do nome “ Tarantella “;saber mais sobre suas vestimentas , capaciades físicas, e as suas variações .

Desenvolvimento
Natural da Região Sul da Itália, muito em voga entre os séculos XIV e XV.

Com o tempo, a Tarantellafoi se expandindo pelas outras Regiões da Itália.

A tarantella é uma dança popular e composição musical, em compasso binário composto (6/8), geralmente em modo menor, de caráter vivo,caracterizada pela troca rápida de casais.
Com o passar dos anos, esta dança tornou-se indispensável nas festas de súplicas e agradecimentos. É apresentada em pares, marcada por andamentos rápidos eexuberantes.

Origem do nome:
Dança internacional tradicional do sul da Itália, cujo nome provém de uma lenda. Conta-se que no século XIV, na Europa, mais precisamente em regiões da Itália, havia muitasaranhas denominadas Tarântulas. Sua picada causava febre alta e delírio, fazendo o doente pular e dançar até esgotar-se, na tentativa de expulsar completamente de seu corpo o mal produzido pelo veneno daaranha. Pois o ritmo acelerado da música ajuda na circulação sanguínea, evitando a morte quando picado por uma destas aranhas. Entretanto a hipótese mais plausível é em referência à Taranto, cidade daregião da Puglia, ao Sul da Itália.
Execução:
Dizem as lendas que não se deve dançar a Tarantella a sós, pois traz azar. É impossível resistir ao ritmo energético, vital, obsessivo e sem trégua dosacordes. As melodias sensuais provocam uma espécie de transe e o som dá asas aos impulsos mais profundos e incontroláveis. Forma-se um círculo dançante, executado no sentido horário até a música se...
tracking img