Tapete persa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (779 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE INTERAMERICANA DE PORTO VELHO
CURSO: ARQUITETURA E URBANISMO / VESPERTINO 2012.1
DISCIPLINA: ESTÉTICA
DOCENTE: Ms. HELENA ZORAIDE AMALADA PELACANI
DISCENTE: FABIANA DE OLIVEIRAA arte de tecer sentimentos e história
Os persas constituíram uma importante civilização na antiguidade oriental, ocupando a região da Pérsia(atualmente Irã, Iraque e Turquia). Estes se caracterizam tipicamente por uma cultura e história própria, as quais são essências na arte da criação dos luxuosos tapetes persas.
A tecelagemdos tapetes era uma necessidade do povo para se protegerem do inverno rigoroso. Posteriormente, as criações dos tapetes viraram um meio de expressão artística do povo persa, beneficiando a economia daépoca na qual era baseada no comércio. Como fonte de inspiração, os artesões utilizavam insetos, plantas e outros ingredientes na produção dos tapetes. Mas com o passar do tempo à arte de tecer ostapetes sofreram mudanças.
Os tapetes persas estão divididos em três grupos: Farsh/Qalii, para medidas superior a 1,80x1, 20 metro, Qalicheh, para medida igual ou menos a 1,80x1, 20 metro, e ostapetes nômades ou Kilim . Na fabricação dos tapetes, há quatro tipos de teares: O tear horizontal que só utilizavam os nômades, esta técnica usa duas varas de madeira entre os quais se esticam os fiosde lã no sentido longitudinal. O tear vertical fixo, usado para tapetes cujo comprimento não ultrapasse do tear, que geralmente é de três metros. O tear tabriz, está técnica representa umaperfeiçoamento do tear vertical. E por último o tear feixe do rolo, este tear consiste em produzir tapetes de qualquer tamanho.
Para a confecção dos tapetes as ferramentas são bem simples. A faca éutilizada pra cortar o fio, o pente ou carda é feito de várias lâminas de metal para fixar os nós e as tesouras, planas e largas, são usadas para corte depois que uma fileira já foi tecida. A lã, a seda...
tracking img