Tange tenzo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1426 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
TANGE KENZO
Tange Kenzo foi um dos maiores Arquitetos que ouve no século xx, estudando sobre a vida de Tenzo Kenzo pude extrair grandes lições para minha vida pessoal e Profissional.
Tenzo como era conhecido, nasceu no dia 4 de setembro do ano de 1913 na cidade de Osaka no Japão. Tange passou toda sua infância nas cidades chinesas de Xangai e Hankow. Tenzo e sua família retornaram para o Japãodepois de saber sobre a morte de um dos seus Tios. Mudando para uma fazenda telhada de palha em Imabari na ilha de Shikoku. Depois de terminar o ensino médio, Tenzo se mudou para Tange Hiroshima em 1930 para frequentar a escola.
Tenzo se inspirou no grande arquiteto Le Corbusier conhecendo sua obra dentro da escola em Hiroshima, quando Tange viu a obra de Le Corbusier Paláciodos sovietes em uma revista de arte estrangeira convenceu- se de que se tornaria um arquiteto.
Tange durante o colegial teve muita dificuldade em Matemática e Física, matérias essas que seriam de estrema importância na carreira que deseja seguir, Tenzo então decide estudar durante o período de dois anos para conseguir entrar em uma universidade de prestigio.
Em 1935 Tenzo entra para UNIVERSIDADEDE ARQUITETURA DE TOQUIO DEPARTAMENTO. Nesta Universidade Tenzo estudou com alguns outros conhecidos Arquitetos como HIDETO KISHIDA e UCHIDA SHOZO. No seu Projeto de conclusão Tenzo se inspira mais uma vez em LE CORBUSIER, Construindo assim o Projeto de 17 Hectares conjunto de desenvolvimento em Hibiya Park de Tóquio.
Depois de formado na Universidade Tenzo começou a trabalhar no Escritório deKunio Maekawa. Neste Período ele viaja para Manchúria, para participar de uma competição de Designer arquitetônico para um banco.
No inicio da Segunda Guerra mundial Tenzo deixa a cidade Maekawa e volta para Universidade de Tóquio, para começar sua Pós- Graduação. Tange então se interessa pela área de Designer Urbano, Ele embarca em um estudo profundo sobre o mercado Grego e Romano.
1946 Tange setornou Professor assistente na mesma Universidade e abriu o Tange Laboratório. Sendo que no ano de 1963 Tange foi promovido a Professor do Departamento de Engenharia Urbana, tendo como alunos homens que iriam se tornar futuramente Arquitetos reconhecidos como SACHIO OTANI, KISHO KUROKAMA, ARATA ISOZAKI e FUMIHIKO MAKI.
No mesmo ano de 1946, Tange foi convidado pelo Conselho de Reabilitação GuerraDanos a apresentar uma proposta para reconstruir as cidades que ate então haviam sido atingidas pela Guerra. Tange então apresenta planos para cidade de HIROSHIMA e MAEBASHI. Seu Projeto para construção de um Aeroporto em KANON foi aceito e construído.
Em 1949 as autoridades Japonesas anunciaram uma competição internacional para O PROJETO DA PAZ DE HIROSHIMA MEMORIAL PARK. Neste concurso Tange foipremiado com o Primeiro Lugar, propondo um museu cujo o eixo atravessaria o parque, cruzando BOULEVARD DA PAZ e da CUPULA DA BOMBA ATOMICA.
O trabalho no Centro da Paz começou em 1950. A construção do HIROSHIMA PEACE MEMORIAL MUSEUM era fascinante, o Museu foi construído da seguinte Forma:
O Museu era construído a partir de Betão armado nua. O Piso Principal do Museu é levantado seis metros acima dosolo em pilotes enorme e é acessível através de uma escada de free-standing. A fachada rítmica compreende elementos verticais que se repetem para fora do centro. Como o exterior, o interior é revestido com concreto áspero. A Ideia era manter as superfícies simples para que nada pudesse distrair o visitante a partir do conceito da exposição.
A Praça da Paz é o pano de fundo para o museu. A Praçafoi projetada para permitir que 50 mil pessoas se reunissem em torno do monumento da Paz no centro. Tange também projetou o monumento como um arco composto de dois paraboloides hiperbólicos, disse ser baseado em tradicionais japoneses túmulos.

Em 1953 Tange e o Jornalista e critico de Arquitetura Noboru Kawazoe foram convidados a participar da reconstrução do Templo de Ise, esta construção...
tracking img