Tanatologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2238 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
A palavra Tanatologia deriva do grego Thanatos (o deus grego da morte) e Logia que deriva do grego Logos (ciência, estudo), tendo como significados o estudo da morte ou a ciência da morte, também é a ciência que estuda os processos emocionais e psicológicos que envolvem a perda, o luto e a morte.

Tanatologia, área de conhecimentos e de aplicação, envolvendo cuidados a pessoas quevivem processos de morte pela perda de pessoas significativas, processos de adoecimento, em decorrência de comportamentos autodestrutivos, suicídio, ou por causas externas, pela violência presente principalmente nos centros urbanos.(Kovács, 2008)

O interesse por pesquisas sobre a morte vem crescendo de tal maneira que observamos o surgimento de uma nova ciência voltada para esse assunto, aTanatologia, campo de atenção de várias áreas, como Medicina, Biologia, Antropologia Social, Psicologia, Sociologia, Filosofia e Teologia. 
A preocupação científica com a morte mostrou o pouco que ainda sabemos sobre essa última experiência que todos nós passamos.
O processo de morte há cinco fases bem nítidas. A primeira delas está sendo chamada de negação e isolamento. Diante da informação dainevitabilidade de sua morte, a pessoa inicialmente não acredita naquilo que os médicos dizem. Quando, porém, não é mais possível negar o óbvio, entra numa segunda fase, da raiva, da ira e da inveja. “Por que eu? Existem mil razões para eu não morrer!” Pessoas que acreditam em Deus começam a culpá-lo. Há de fato mil razões para não morrer, e, na segunda fase, essas razões estão sendo lembradas.Porém, diante da impossibilidade de impedir a morte, a pessoa se torna agressiva. Tal agressividade se volta contra si mesma, contra Deus e contra as pessoas em torno de si. A equipe hospitalar que trabalha com pacientes terminais conhece muito bem as explosões de raiva que podem acontecer nessa fase. As pesquisas da Tanatologia ajudam-nos a compreender tal comportamento e a tolerá-lo, porque sabemosque, na base de toda essa agressividade, há o profundo desespero daquele que se vê confrontado com o inevitável, que lhe inspira medo e do qual pretende fugir. É diante estas fases, que se abre todo um campo de ação para a Psicologia Hospitalar, especialidade ainda em formação.
A terceira fase tem início com a capacidade de superação da raiva, que dá lugar à negociação. A pessoa tenta negociar umprazo maior. “Vou morrer, sim, mas não já, e sim no ano que vem”. Porém, essa negociação é infrutífera. Aí se segue a quarta etapa: a depressão. Chega um momento em que o paciente terminal deve despedir-se do mundo e, nessa ocasião, percebe amar sua vida muito mais do que havia pensado. A despedida torna-o triste, mas realizá-la é a condição para poder aceitar a morte. Somente após essa aceitaçãoa pessoa se tranquiliza. Nesse momento, então, passa a reunir condições para falar de seu morrer com serenidade e, muitas vezes, nessa fase, é o paciente quem consola sua família e não mais a família que o consola.
É nesse momento que entra a Tanatologia, que tem como foco de atenção os integrantes terminais (doente que pode morrer num curto espaço de tempo) e seus familiares. Tendo comoobjetivo, o cuidar e não o de curar, pois neste momento encontra-se inviável a opção de cura, o que lhe resta é cuidar para aliviar a dor do sofrimento físico e emocional, principalmente o da família, ajudando a resolver assuntos de caráter jurídico, religioso e outros mais que são acarretados com a morte.

DESENVOLVIMENTO
A Tanatologia é uma ciência interdisciplinar que nasceu nos Estados Unidosque tem como foco o estudo da morte e do morrer. O conhecimento e a prática holística são as bases do cuidado interdisciplinar desta área. Nos últimos anos, os modelos de cuidado da pessoa durante o processo de morrer mudaram drasticamente. A compreensão teórica do processo do luto trouxe avanços e mudanças fundamentais no paradigma de cuidar destas pessoas. O avanço na área da Tanatologia, em um...
tracking img